Taís Araujo vivenciou um dilema profissional quando hesitou diante da proposta para atuar no remake da novela Vale Tudo. A artista relatou que pediu ao diretor de Dramaturgia da TV Globo, José Luiz Villamarim, um papel de antagonista.
Surpreendentemente, foi convidada a interpretar Raquel, personagem icônica de Regina Duarte na versão original. A princípio, Taís Araujo afirmou que hesitou e não entendeu a proposta do diretor da Globo. “Eu não entendi nada. Disse: ‘Nossa, pedi uma vilã, e ele me dá esta heroína’”, relembrou em conversa com o gshow.
A atriz se considerou muito velha para Maria de Fátima e “muito jovem” para Odete. No entanto, depois de assistir ao primeiro episódio da versão original no Globoplay, ela reavaliou sua decisão. “Pensei: ‘Meu deus, não posso perder esta personagem’. Personagem bom é que tem conflito e a Raquel só tem conflito”, contou.
Determinada a não deixar a oportunidade escapar, Taís Araujo contatou José Luiz Villamarim e a autora do remake, Manuela Dias. A atriz manifestou seu interesse em participar do projeto. “Liguei para o Zé Luiz (Villamarim) e a Manu (Manuela Dias) e falei: ‘Nossa, fui muito burra. Quero fazer sim’”, detalhou.
A novela Vale Tudo mostra um cenário marcado por desigualdades, corrupção e ambições desenfreadas. A guia de turismo Raquel (Taís Araújo), uma mulher íntegra e de origem humilde, se muda para a casa do pai, Salvador (Antonio Pitanga) em Foz do Iguaçu, depois de se separar do ex-marido Rubinho (Júlio Andrade).
Em sua companhia, está sua filha, Maria de Fátima (Bella Campos), uma jovem inescrupulosa e ambiciosa que abomina a pobreza e almeja ser rica e bem-sucedida a qualquer custo. Quando Salvador morre, Maria de Fátima vende o único imóvel da família sem comunicar à mãe e parte para o Rio de Janeiro para tentar uma vida melhor e alcançar a ascensão social. Após descobrir o paradeiro da filha, Raquel parte para o Rio à procura da jovem, onde conhece o administrador de empresas Ivan (Renato Góes), por quem se apaixona.