Fernanda Montenegro, que está em cartaz com o filme Vitória, comemorou o sucesso do longa, que é baseado em fatos reais, nos cinemas brasileiros. A produção, que estreou em 13 de março, já foi foi vista por mais de 500 mil pessoas em todo o país. “Estou muito agradecida ao acaso, ou a Deus, ou aos deuses”, disse a veterana em um vídeo postado nas redes sociais.
“É uma personagem real que soube aguentar o pior da vida de uma forma estoica. Resultado de uma existência não atendida no seu mais necessário socorro”, comentou a atriz, que agradeceu a oportunidade de poder fazer a personagem. “A essa altura da vida me coube fazer essa personagem”, reflete. “Estou muito agradecida ao acaso, ou a Deus, ou aos deuses. As plateias têm estado lotadas com tanta presença de público, brasileiros. Por mais que eu fale, eu não dou conta da minha emoção. Muito obrigada. Um beijo grande”, finalizou Fernanda Montenegro.
Além de Vitória, a veterana também atuou em Ainda Estou Aqui, ganhador do Oscar de Melhor Filme Internacional, e ainda estará no longa Velhos Bandidos. O filme acompanha a historia de Nina, uma senhora que vive sozinha e se sente angustiada com a crescente violência em seu bairro. Cansada, ela decide filmar a movimentação de traficantes de drogas da sua janela na esperança de colaborar com a polícia. Após meses registrando as atividades suspeitas, ela acaba conseguindo ajuda de um jornalista, que se propõe a apoiá-la em sua missão.
Vitória é inspirado na história real de Joana da Paz, uma aposentada que revelou um esquema criminoso envolvendo traficantes e policiais em um bairro do Rio de Janeiro. Protegida pelo Serviço de Proteção à Testemunha, sua identidade permaneceu em sigilo por 17 anos, sendo revelada em 2023, depois do seu falecimento.