Há quase seis meses como diretor artístico e de programação do SBT, Mauro Lissoni terminará o seu primeiro semestre na emissora sem ter o que comemorar. Contratado com status de ‘salvador da pátria’ pelo trabalho desenvolvido durante 13 anos na Rede Massa, afiliada do canal no Paraná, o executivo não conseguiu fazer milagre em São Paulo. Pelo contrário: ele tem sistematicamente perdido espaço na estrutura da rede e, sem estar na retransmissora paranaense, contribuiu para uma queda significativa nos índices de ibope da emissora no Painel Nacional de Televisão, o PNT.
Na matriz do canal fundado por Silvio Santos (1930-2024), Lissoni chegou com uma suposta carta branca para mexer no que bem entendesse. A sua carta branca, no entanto, amarelou em tempo recorde: sem conseguir mostrar eficiência no início de sua gestão, o executivo perdeu espaço apenas dois meses depois de ser contratado. Teoricamente escolhido como braço-direito de Daniela Beyruti no comando da emissora, ele foi preterido por Rinaldi Faria, que recentemente se tornou oficialmente o segundo nome mais poderoso da rede, abaixo apenas da filha do homem do Baú.
Há algumas semanas, o SBT divulgou internamente o atual organograma da emissora, que comprova graficamente a queda de prestígio do outrora executivo visto como responsável por criar um modelo de gestão a ser replicado por todas as afiliadas da rede. Além de estar abaixo do criador da dupla Patati Patatá, Mauro Lissoni também responde a uma série de outros diretores, que nem são conhecidos publicamente. Agora, ele tem a mesma importância que Carolina Gazal, diretora de Produção, ou que Daniel Abravanel, responsável pelas relações institucionais da rede. Confira:
Em seus primeiros meses de gestão, quando ainda não disputava espaço com Rinaldi Faria, Lissoni até tentou promover mudanças radicais na programação do SBT. O executivo, porém, esbarrou em um monstro que ele mesmo ajudou a criar: as afiliadas da rede. Enquanto responsável pela Rede Massa, ele era um dos nomes que mais brigava pela ampliação dos horários locais, com foco principalmente no início do horário nobre, para tentar concorrer com as parceiras da Record. Foram elas, por exemplo, que barraram o retorno de Chaves às 18h em novembro de 2024.
Defensor ferrenho do regionalismo, o diretor que antes capitaneava a rebeldia das afiliadas do canal passou a ter que administrar a insatisfação cada vez maior das retransmissoras, que reclamam cada vez mais dos índices vexatórios da programação nacional do SBT. Com exceção dos domingos, a rede praticamente inexiste na maior parte do país de segunda a sábado: atualmente, apenas atrações que disputam com concessionários da Record conseguem ficar na vice-liderança, como a sessão de filmes Cine Espetacular, o humorístico A Praça é Nossa e o enfadonho SBT Podnight.

Do céu ao inferno: Rede Massa vira afiliada lanterninha do SBT
Antes de deixar a Rede Massa, em outubro do ano passado, Mauro Lissoni promoveu um passaralho sem precedentes na TV de Ratinho: o executivo demitiu apresentadores, acabou com jornais, enxugou a estrutura técnica da emissora e ampliou o espaço destinado aos programas nacionais em suas últimas semanas de gestão. Seis meses depois, os estragos das últimas movimentações do executivo já passaram a ser nítidos: a emissora, até então responsável pela maior audiência de toda a rede no horário do almoço, agora chega a ser a afiliada menos vista do país na faixa.
Foi o que aconteceu, por exemplo, neste final de semana. A edição de sábado (22) do Tribuna da Massa teve a pior audiência de toda a história do jornalístico: comandado pela repórter Melissa Munhoz, o telejornal marcou apenas 0,46 ponto de média em sua faixa horária e marcou quase onze vezes menos que a RIC, afiliada da Record, que pontuou 4,91 com o Balanço Geral — que é, por ironia do destino, comandado por João Salgado, um dos profissionais que deixaram a emissora depois das movimentações finais de Mauro Lissoni.
A situação é tão calamitosa que até a TV Paraná Turismo, canal mantido pelo Governo do Paraná, se aproximou do outrora noticioso líder em audiência: a emissora estatal marcou 0,25 ponto e, durante 29 minutos, conseguiu superar o Tribuna da Massa. O jornalístico, por sinal, ficou em último lugar por dois minutos, às 12h29 e 12h30, com traço absoluto (0,00) de audiência. Nenhuma outra afiliada do SBT em todo o país teve performance tão fraca quanto a outrora afiliada campeã de audiência do Painel Nacional de Televisão.
Nos dias úteis, a situação também não é muito melhor: historicamente problemático, o Balanço Geral Curitiba foi vice-líder de audiência em janeiro e fevereiro, algo que não acontecia há vários anos. De manhã, com a programação de São Paulo no horário até então ocupado pelo Primeiro Impacto Paraná, não é raro que a emissora também fique atrás da TV Paraná Turismo, que chega com frequência ao segundo lugar na faixa das 6h da manhã. Nem mesmo o SBT Notícias, comandado por um dos maiores ícones do telejornalismo parananense, conseguiu sobreviver ao caos.

Crise de audiência também afundou emissoras do Grupo Silvio Santos
Maior expoente do fracasso de Mauro Lissoni como executivo nacional do SBT, a Rede Massa não é o único exemplo do derretimento de audiência da emissora ao decorrer do último semestre. Nem mesmo o SBT Rio, pertencente e administrado diretamente pelo Grupo Silvio Santos, passou ileso ao desinteresse cada vez maior dos telespectadores pelos programas do canal. Na última segunda-feira, dia 17, o canal que deu origem ao império televisivo do homem do Baú enfrentou um dos maiores vexames de sua história: nenhuma atração da rede conseguiu vencer a Record.
Com apenas 1,9 ponto nas 24 horas do dia, o canal ficou na terceira colocação em todas as faixas do dia: manhã (1,6 x 3,3), tarde (2,9 x 7,6), noite (2,3 x 6,5) e madrugada (0,6 x 0,9). Até atrações que concorrem com os concessionários da Record se firmaram como saco de pancadas da concorrente, como o The Noite (1,3 x 2,2), Operação Mesquita (0,8 x 1,1), SBT News (0,4 x 0,5) e o SBT News Manhã (0,4 com 3,2% de share x 0,4 com 3,5% de share).
Sentiu falta de algum programa? Não citado anteriormente, o SBT Podnight não só perdeu para a Record, como também ficou atrás da RedeTV!. Com a exibição do podcast Papagaio Falante, o programa marcou apenas 0,4 ponto de média, contra 0,8 da Record e 0,6 de uma sessão de pegadinhas de João Kleber. A seguir, confira todas as audiências dos programas das cinco principais emissoras no Rio de Janeiro na segunda-feira — na capital fluminense, cada ponto representa 48.840 domicílios e 120.890 indivíduos:
![]() | |
MÉDIA 24h | 14,1 |
Bom dia Rio | 12,2 |
Bom dia Brasil | 12,8 |
Encontro com Patrícia Poeta | 11,2 |
Mais Você | 12,4 |
RJ1 | 15,7 |
Globo Esporte | 15,0 |
Jornal Hoje | 12,7 |
História de Amor | 15,2 |
Sessão da Tarde: O Público | 12,0 |
RJTV | 17,0 |
Vale a Pena Ver de Novo: Tieta | 20,8 |
Rede BBB | 22,5 |
Vale a Pena Ver de Novo: Tieta | 23,3 |
Garota do Momento | 25,8 |
RJ2 | 28,6 |
Volta por Cima | 27,1 |
Jornal Nacional | 28,2 |
Mania de Você | 29,5 |
Big Brother Brasil 25 | 23,1 |
Tela Quente: Família em Construção | 8,8 |
Jornal da Globo | 5,6 |
Rede BBB | 5,9 |
Volta por Cima (reapresentação) | 4,2 |
Comédia na Madruga: Vai Que Cola | 3,2 |
Hora 1 | 4,3 |
![]() | |
MÉDIA 24h | 8,4 |
![]() | |
MÉDIA 24h | 4,6 |
Igreja Universal | 0,6 |
RJ no Ar | 1,1 |
RJ no Ar II | 2,9 |
Fala Brasil | 4,2 |
Hoje em Dia | 4,1 |
Balanço Geral RJ | 9,7 |
Igreja Universal | 8,6 |
Balanço Geral RJ | 7,2 |
O Rico e Lázaro | 4,7 |
Cidade Alerta | 4,1 |
Cidade Alerta II | 4,6 |
Cidade Alerta III | 5,1 |
Cidade Alerta Rio | 7,4 |
Jornal da Record | 7,7 |
Força de Mulher | 6,7 |
Gênesis | 5,7 |
Reis - A Rejeição | 4,3 |
Chicago P.D. | 2,6 |
Jornal da Record 24h | 2,1 |
Entrelinhas | 1,1 |
Igreja Universal | 0,5 |
![]() | |
MÉDIA 24h | 4,8 |
![]() | |
MÉDIA 24h | 1,9 |
SBT News Manhã | 1,1 |
Primeiro Impacto | 1,5 |
Primeiro Impacto 2ª Edição | 2,3 |
SBT Rio | 3,1 |
SBT Sports Rio | 2,9 |
Quando me Apaixono | 2,9 |
A Usurpadora | 2,3 |
Fofocalizando | 3,7 |
Tá na Hora com Datena | 2,2 |
Tá na Hora Rio | 2,0 |
SBT Brasil | 2,9 |
Chaves | 2,9 |
A Caverna Encantada | 1,6 |
Chapolin | 1,4 |
Programa do Ratinho | 2,9 |
Coleção SBT: Um Gênio Chamado Jô | 2,5 |
The Noite | 1,3 |
Operação Mesquita | 0,8 |
SBT Podnight | 0,4 |
SBT News | 0,4 |
SBT News Manhã | 0,4 |
![]() | |
MÉDIA 24h | 0,5 |
Igreja das Nações | 0,0 |
Jornal BandNews | 0,2 |
Interprograma | 0,2 |
AgroBand | 0,3 |
Bom dia Favela | 0,0 |
Bora Brasil local | 0,1 |
Bora Brasil | 0,6 |
Jogo Aberto | 1,1 |
Os Donos da Bola Rio | 0,8 |
A Voz do Rio na Band | 0,6 |
Vem com a Gente | 0,1 |
Melhor da Tarde | 0,5 |
Brasil Urgente | 1,2 |
Brasil Urgente Rio | 1,1 |
Jornal do Rio | 1,5 |
Jornal da Band | 1,5 |
Beleza Fatal | 0,9 |
Show da Fé | 0,0 |
Perrengue do Dia | 0,3 |
Planeta Selvagem | 0,4 |
Jornal da Noite | 0,6 |
Agenda do Carioca | 0,2 |
Esporte Total | 0,1 |
Resenha do Galinho | 0,1 |
Band Esporte | 0,0 |
+info | 0,0 |
Jornal da Band (reapresentação) | 0,1 |
Slow Fishing | 0,1 |
Família Nakamura | 0,0 |
O Melhor Prato | 0,0 |
Na Cozinha com Helô | 0,0 |
Profeta Vinicius Iracet | 0,0 |
![]() | |
MÉDIA 24h | 0,3 |
Igreja da Graça | 0,0 |
Igreja Universal | 0,0 |
Ultrafarma na TV | 0,0 |
Você na TV | 0,2 |
Fica com a Gente | 0,3 |
Igreja Universal | 0,0 |
A Tarde é Sua | 1,3 |
Igreja Universal | 0,2 |
A Hora do Zap (reapresentação) | 0,1 |
Elas em Jogo | 0,1 |
RedeTV! News | 0,3 |
Show da Fé | 0,1 |
TV Fama | 0,5 |
Companhia Certa | 0,4 |
Leitura Dinâmica | 0,2 |
Madrugada Animada | 0,5 |
Igreja da Graça | 0,1 |