Um dos únicos dois atores negros do elenco de Vale Tudo (1988), Fernando Almeida (1974-2004) foi um grande destaque da trama clássica da TV Globo. O artista interpretou Gildo, um menino em situação de rua que é acolhido por Raquel (Regina Duarte) e decide parar de roubar depois de receber uma oportunidade de crescer na vida. O rapaz até chegou a fazer outros trabalhos na televisão, mas teve um fim trágico ao ser assassinado depois de um baile funk no Rio de Janeiro.
O intérprete tinha importância na trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, já que fez parte do arco da trama de Maria de Fátima (Gloria Pires) para separar Raquel e Ivan (Antonio Fagundes). Além do folhetim, ele fez novelas e séries como Sinhá Moça (1986), O Outro (1987), Lua Cheia de Amor (1990), Pedra sobre Pedra (1992), Sex Appeal (1993), Olho no Olho (1993), O Campeão (1996), Malhação (1997) e Vila Madalena (1999).
Fernando Almeida tinha uma vida humilde e entrou em uma situação financeira complicada depois de ser demitido da Globo, depois de fazer a novela A Padroeira, em 2001, que teve baixa audiência. Ele se relacionou com a atriz Antonia Fontenelle, com quem teve um filho chamado Samuel, e, em 2004, foi assassinado com dois tiros na nuca, enquanto estava em um ponto de ônibus na avenida Brasil. O corpo dele foi identificado pela família somente depois de dois dias, já no IML (Instituto Médico Legal).
Casos de Família? Christina Rocha diz que teve romance com ex-marido de Regina Duarte
Mania de Você termina com desânimo nos bastidores e sem segredo no final
Em 2022, Fontenelle falou sobre a morte do ator de Vale Tudo em uma entrevista ao podcast Papagaio Falante. “Nós nos separamos quando nosso filho tinha alguns meses, mas continuamos amigos. No dia do assassinato, Fernando tinha ido a um churrasco com o filho da atual mulher do pai dele. De lá, eles foram para um baile funk em Padre Miguel. Ele teria se engraçado com a mulher de um traficante. Esperaram ele ir embora e depois o executaram”, declarou.
As investigações apontaram que Fernando se envolveu em uma briga com dois traficantes durante o baile funk. Um deles, conhecido como Peixe, foi morto dois anos depois, em uma troca de tiros com policiais no mesmo bairro onde o artista havia sido executado.
No remake de Vale Tudo, o personagem de Fernando Almeida terá seu gênero mudado. Gilda terá a mesma trama do adolescente, e será interpretada por Letícia Vieira.