MENOPAUSA

Claudia Raia revela que teve “névoa mental” após evento fisiológico

A artista afirmou que não sabia explicar quais eram os sintomas que tinha

Foto de Claudia Raia
Claudia Raia comentou sobre os efeitos da menopausa (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

A atriz Claudia Raia falou abertamente sobre os primeiros sintomas da menopausa, que começaram por volta dos 50 anos. Apesar de buscar orientação médica e se manter bem informada, ela conta que teve dificuldade para compreender o que estava sentindo.

“Eu estava absolutamente insuportável. Tinha névoa mental, esquecimentos, calores, dores horríveis nas pernas e nas articulações. Achei que fosse excesso de atividade física, mas nada disso — era a menopausa”, relatou em entrevista ao jornal O Globo.

Essa não é a primeira vez que Claudia Raia aborda o tema. A atriz também relembrou sua gravidez aos 55 anos, que surpreendeu parte do público. “Quando engravidei, falavam: ‘Ué, mas ela transa?’. E a resposta é: sim, super!”, afirmou. “É o machismo estrutural. É como se a mulher mais velha perdesse a serventia. Todos, inclusive médicos, me desencorajaram a engravidar. Fiz tratamento para inseminação, não deu certo, mas engravidei naturalmente. O tratamento estimulou meus hormônios”, explicou.

Em entrevista ao programa Goucha, da emissora portuguesa TVI, Claudia Raia detalhou os impactos da menopausa sobre o desejo sexual. “O desejo permanece, e bom. A perda da libido é um dos sintomas mais avassaladores. Secura vaginal, desconforto no ato sexual… são muitos incômodos ao mesmo tempo. E se você não está com vontade, por que vai se machucar com algo que nem quer fazer?”, questionou.

Claudia afirmou que, para lidar com esses desafios, recorre a diferentes recursos — incluindo reposição hormonal e brinquedos sexuais. “Volta e volta bem, com qualidade. Os brinquedos ajudam, e muito. Hoje, vibradores são recomendados com prescrição médica. Tenho 17 em casa”, revelou.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.