Alec Baldwin se pronunciou mais uma vez sobre o tiro acidental que disparou e matou a diretora de fotografia do filme Rust, Halyna Hutchins. O ator publicou a declaração da produtora e figurinista do filme Terese Magpale Davis e pediu para que os seguidores se atentassem à fala dela sobre as condições de trabalho no set. “As falhas na ignição foram descargas acidentais e são comuns do que vocês pensam”, afirmou.
“Estou farta dessa narrativa. Trabalhei nesse filme. A história sobre nós sendo sobrecarregados e cercados por condições inseguras e caóticas é besteira. Nunca trabalhamos mais do que 12h30 por dia de filmagem. Isso foi uma vez. Na maioria dos dias nós tínhamos menos de 12 horas. No dia em que Halyna morreu, nós tínhamos saído de um dia de filmagem de 11 horas. Ninguém estava muito cansado para fazer seus trabalhos. Tudo isso pode ser comprovado por planilhas de ponto diárias”, relatou.
Terese afirmou que a equipe de filmagem, mesmo com boas condições de trabalho, tentou negociar seus contratos durante as gravações. “Eles literalmente disseram que mereciam mais dinheiro e hotéis do que o resto da equipe porque eles eram melhores. Esses caras não são heróis. Eles só se importavam com eles mesmos. Esses produtores que supostamente não se preocupavam com a equipe trabalharam incansavelmente ao nosso lado”, declarou.
“Nós tínhamos um representante do sindicato. Ele disse para a produção não ceder à equipe de filmagem porque eles eram exigentes com coisas que o sindicato não exige e estava tentando renegociar um contrato no meio da filmagem… o chamado ‘negociando de má-fé’. A produção recebeu permissão para listar aos sindicatos os excessos de membros da equipe de filmagem no dia seguinte”, afirmou a colega de Alec Baldwin.
Terese reforçou a tese de que o tiro foi acidental. “A armeira foi aprendiz de um outro armeiro conhecido e tinha estado na mesma posição, no mesmo tipo de filme, alguns meses antes. Ele era a pessoa mais experiente? Não. Ela era qualificações típicas de um nível um? Sim. Você pode dizer o que quiser sobre os níveis mais baixos que precisam de pessoas qualificadas e eu vou concordar. Mas como você acha que alguém vai ter essa experiência? Nós todos tivemos um primeiro e um segundo emprego em um ponto ou outro”, disse.
“Você acha que produtores classificam o valor das pessoas dando aquela chance para que apenas fique bem em seu currículo e tenha ótimas referências? Porque Hannah [a armeira] tinha ambas. As falhas na ignição foram descargas acidentais que são mais comuns do que vocês pensam. Sim, existe uma diferença. E as armas foram verificadas imediatamente depois e as checagens foram anunciadas. Tivemos várias reuniões de segurança. Às vezes, várias por dia”, contou a produtora.