Ratinho perdeu a paciência com os baixos índices de audiência da Rede Massa: disposto a tornar sua emissora competitiva mais uma vez, o empresário fechou a contratação do holandês Richard Vaun para assumir o comando da afiliada do SBT no Paraná. Durante mais de duas décadas, ele atuou como um dos principais escudeiros de Silvio Santos (1930-2024) no comando do canal, com o curioso cargo de “assessor do acionista”. Ele, no entanto, acabou sendo demitido pelas herdeiras do homem do Baú no início deste ano, durante mais um processo de reestruturação da rede.
O TV Pop apurou que a contratação de Richard Vaun será anunciada oficialmente pelo conglomerado nos próximos dias. O executivo, porém, já está dando expediente na emissora: ele surgiu na Redação de Jornalismo da Rede Massa em Curitiba na manhã desta quinta, dia 27, e se apresentou oficialmente aos seus novos comandados. A direção-geral da afiliada estava vaga desde a saída de Mauro Lissoni, em outubro do ano passado. Desde então, as funções do cargo haviam sido redistribuídas entre outros executivos, que até então cuidavam de demandas de setores específicos.
Richard Vaun terá a missão de reestruturar toda a programação do SBT no Paraná. Desde a ida de Lissoni para o comando nacional da emissora, a Rede Massa perdeu boa parte de sua audiência (e anunciantes) em diversas faixas horárias. Conforme antecipado pela reportagem, o canal está cada vez mais distante da RIC, retransmissora da Record, e não raramente chega a perder até para rivais pouco expressivas, como a estatal TV Paraná Turismo. No último sábado, o jornalístico Tribuna da Massa — que chegou a ser líder de audiência — marcou traço absoluto durante 2 minutos.
Em seu primeiro dia de trabalho, o executivo holandês não escondeu que planeja mudar tudo na TV de Ratinho. Nas próximas semanas, para estudar o que precisa ser mudado, ele acompanhará pessoalmente a rotina dos apresentadores e repórteres da emissora, com o intuito de entender melhor a dinâmica dos bastidores e para tentar assimilar o que o público da região realmente quer assistir na programação da Rede Massa. Fontes da reportagem viram o novo chefão da afiliada escrevendo um longo bloco de anotações sobre a performance do Tribuna da Massa, por exemplo.

De queridinho de Silvio Santos ao comando da TV de Ratinho
Espécie de braço direito de Silvio Santos durante quase 24 anos, Richard Vaun esteve diretamente envolvido com a Casa dos Artistas, o maior sucesso de audiência da história do SBT — o diretor entrou na emissora por conta de um anúncio misterioso publicado pelo homem do Baú em um jornal de São Paulo. Na ocasião, Silvio Santos estava em busca de alguém que pudesse traduzir as informações de um manual de holandês para o português.
Vaun, cujo nome real é Richard van Esch, se candidatou e acabou sendo o escolhido para preencher a vaga. As informações em questão eram o “manual de instruções” de como produzir o Big Brother, que havia sido fornecido para o SBT durante negociações para a aquisição do formato — a emissora recuou diante dos altos custos do formato, mas continuou em posse do material e acabou clonando o projeto, que ganhou o nome Casa dos Artistas.
Visto como competente pelo proprietário da emissora, o holandês acabou ficando de vez na empresa e cresceu na estrutura da emissora. O seu último cargo foi a direção do setor de aquisições, incluindo filmes e formatos. Além do episódio envolvendo a Casa dos Artistas, Richard Vaun ajudou na criação de alguns programas que fizeram história no canal. Figura caricata, o executivo — com o apoio de Silvio — até tentou se arriscar na carreira musical, fazendo apresentações como um “artista internacional” no Domingo Legal.
Conhecido também por seu gosto peculiar, geralmente alinhados aos interesses do patrão, Richard Vaun foi responsável pela criação de programas como o Notícias Impressionantes, além de ter adquirido os direitos do Alarma TV, um programa muito polêmico produzido pela TV estadunidense em espanhol, famoso por exibir imagens escandalosas de violência e de conteúdo sexual. A atração ia ao ar nas madrugadas do canal, mas ficou apenas um ano no ar, entre 2019 e 2020. Na época, o executivo chegou a convencer Silvio Santos a manter a produção no ar.