Tony Ramos comemora sua trajetória na TV Globo, que coincide com o aniversário de 60 anos da emissora. O veterano possui mais de 140 personagens ao longo de sua carreira. Recentemente, em uma iniciativa do gshow, Tony escolheu algumas das novelas mais marcantes no canal carioca.
Com mais de 50 trabalhos na Globo, ele expressa orgulho pela parceria com a emissora. “Quando entrei na Globo, ela era uma pré-adolescente. Estou bem feliz com essa celebração”, comentou Tony Ramos sobre os 60 anos da empresa. Atualmente, ele aprecia as novelas Volta por Cima e Mania de Você, destacando uma cena impactante de acidente de ônibus na primeira e o trabalho de Chay Suede na segunda.
Tony Ramos enfatiza que novelas são uma forma de arte que combina amor, paixão e suspense. “Uma obra tendo amor, paixão e suspense sempre será uma novela. Qualquer série famosa internacional é novela. Tem começo, meio e fim”, afirmou. Ele revisita clássicos como Irmãos Coragem (1970), ao lado de Tarcísio Meira (1935-2021) e Glória Menezes, e Selva de Pedra, que teve uma versão original em preto e branco e foi refeita em cores.
“As pessoas têm um certo saudosismo do passado, o que é compreensível, mas a própria vida evolui, os hábitos modificam-se. Você tem que acompanhar esse tempo, essa mutação, a linguagem, o corporal, a vestimenta e tudo que é comportamento humano”, disse.
Entre as obras que mais marcaram sua carreira, Tony Ramos menciona Baila Comigo (1981), onde viveu dois irmãos gêmeos, e Caminho das Índias (2009), considerada uma das mais belas produções que fez. “É difícil escolher uma a uma. Sempre fui da turma que nunca escolhe uma, nem dez. Porque também depende da década, da época que ela foi exibida, se tinha censura ou não. Então tem que analisar sobre vários aspectos”, relembrou.
“E aí você vai andando, passando os anos e encontrando mais coisas. Caminho das Índias, para mim, é uma das novelas mais lindas que eu fiz. Cabocla é uma novela admirável, talvez com um dos mais lindos últimos capítulos. Aí vem Avenida Brasil, linda novela com todos os elementos necessários. Depois Cheias de Charme, uma novela graciosa, engraçada. Vou parar por aqui, mas é muita coisa. Eu não quero esquecer as outras”, detalhou.