A TV Globo não pretende diminuir o número de capítulos de suas novelas para a TV aberta, mesmo com o sucesso de produções como Pedaço de Mim, da Netflix, e Beleza Fatal, da Max, que foram mais curtas e ainda assim caíram no gosto popular, disputando a atenção do público com as produções da maior rede de televisão do país. Em entrevista para a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, Amauri Soares afirmou que até o momento não vê nenhuma indicação de que o formato atual com 170 capítulos esteja desgastado.
“Eu acho que é uma questão de adequação para a plataforma. A primeira novela do streaming fomos nós que fizemos”, destacou o executivo da Globo. “Nós fizemos Todas as Flores (2022), Verdades Secretas 2. Já produzimos novela para o nosso streaming eventualmente”, acrescentou Soares, afirmando que as tramas da rede têm um engajamento crescente durante a exibição.
“Na televisão aberta, a gente não vê nenhuma indicação de que o formato tradicional de 170 e tantos anos capítulos esteja desgastado. Pelo contrário. A gente vê esse o engajamento crescente durante a produção, a formação de fã-base, ao longo desse período”, completou o executivo, apontado por fãs dos folhetins nas redes sociais como responsável pelo fracasso de Mania de Você.
Questionada sobre quem é a grande concorrente da Globo atualmente, Leonora Bardini, uma das principais diretoras da emissora, afirmou que a rede está focada em atrair o publico que assiste televisão na sala de casa. “Hoje, nós temos três vezes mais audiência na tela grande que o maior streaming gratuito, o YouTube”, destaca.
“Nossa vocação é falar com essa TV da sala. Li um estudo que de 10 lares, a TV fica na sala em 8. A gente pensou isso: ‘É ali que temos que estar'”, acrescenta a executiva. A TV Globo está planejando um grande evento para comemorar os seus 60 anos, com uma maratona especial com diversos programas que marcaram historia no fim de semana de seu aniversário.