Um ano depois de ressurgir em uma campanha publicitária, Ana Paula Arósio voltou a aparecer para uma marca de suplementos e vitaminas. Em um vídeo, a artista reflete sobre as escolhas que moldaram sua vida. “Escolhas leves nos fazem voar, nos transformam. Eu escolhi a coragem, a alegria, escolhi ser eu mesma. Quando eu vi, tudo tinha mudado e eu estava mais forte”, disse.
No segundo semestre do ano passado, Ana Paula Arósio fechou parceria com uma rede de farmácias pelo cachê de R$ 700 mil, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Em 2020, ela foi contratada para uma ação especial do banco Santander. Na ocasião, a artista cobrou R$ 8 milhões para sair do anonimato e voltar para a mídia.
Ana Paula Arósio conquistou os telespectadores ao atuar em Terra Nostra (1999). A novela retratava a chegada dos imigrantes italianos no Brasil e a sua influência na sociedade brasileira na virada do século XIX. Na trama, viveu a Giuliana, par romântico de Matteo, personagem de Thiago Lacerda.
Em 2001, protagonizou a minissérie Os Maias, na pele de Maria Eduarda Maia, que na trama acaba por se envolver amorosamente com o próprio irmão, vivido pelo ator Fabio Assunção. No ano seguinte, trabalhou na novela Esperança, quando viveu a jovem Camilli, cujo comportamento fugia aos padrões de sua religião e da sociedade paulista de 1930. Em 2006 fez sua segunda personagem contemporânea (e primeira na Globo), na novela Páginas da Vida, como Olivia, uma das protagonistas da trama.
Dois anos depois, a atriz voltou às produções de época ao viver a sua primeira “mãe de mocinha” na novela Ciranda de Pedra. Em outubro de 2010, cotada para protagonizar a telenovela Insensato Coração, Ana Paula Arósio foi desligada da produção. Em dezembro do mesmo ano, a atriz pediu demissão da Globo e rescindiu o contrato, o que veio a público em janeiro de 2011.