Gloria Perez encerrou seu contrato com a Globo. A decisão ocorreu após a emissora rejeitar uma novela da autora que falava sobre aborto. A autora já havia elaborado a sinopse e os capítulos iniciais da trama. “Sinopse aprovada, capítulos iniciais escritos, a direção considerou que o assunto aborto era inadequado para as novas diretrizes que se pretende dar às novelas”, escreveu.
“De 1983, quando comecei colaborando com Janete Clair, até 2025 foram 42 anos”, declarou a autora. “Não questiono a decisão. É normal que uma empresa decida de acordo com sua conveniência, mas, como meu contrato era por obra, considerei mais conveniente não aceitar a renovação e solicitar a rescisão”, afirmou a novelista. A trama estava planejada para substituir Vale Tudo e chegou a ser apresentada ao mercado publicitário.
Após a saída de Gloria Perez, o autor Aguinaldo Silva, que também não tem contrato fixo com a Globo e assina por obra, assumirá o horário. “As portas continuam abertas, as minhas e as da Globo também, mas nesse momento prefiro assim, quero viver esse tempo no ‘deixa a vida me levar'”, disse.
A autora é uma das personalidades mais importantes da televisão. Gloria Perez é responsável por títulos como Barriga de Aluguel (1990), De Corpo e Alma (1992), Explode Coração (1995), O Clone (2001), América (2005), Caminho das Índias (2009), Salve Jorge (2012) e A Força do Querer (2017). Venceu o Emmy Internacional de melhor novela com Caminho das Índias (2009). As tramas da novelista são marcadas por temáticas inovadoras e abordagem de culturas estrangeiras.