Após nove anos afastada das novelas, Cláudia Abreu retorna à televisão como uma das protagonistas de Dona de Mim, nova trama da Globo que estreia no próximo dia 28, às 19h40, como substituta de Volta por Cima. No folhetim escrito por Rosane Svartman, a atriz dá vida a Filipa, uma mulher diagnosticada com transtorno bipolar, que alterna entre momentos de euforia extrema e episódios de depressão profunda.
O que você precisa saber?
- Cláudia Abreu voltou às novelas após nove anos fora da TV aberta;
- Atriz interpreta Filipa, mulher diagnosticada com bipolaridade;
- Personagem vive conflitos ao lado do marido Abel, papel de Tony Ramos;
- Filipa enfrenta euforia, depressão e rejeição da enteada;
- Atriz destaca importância de discutir saúde mental sem estigma;
- Parceria com Tony Ramos pesou na decisão de retornar;
- Dona de Mim estreia em 28 de abril, às 19h, na Globo.
Casada com Abel, personagem vivido por Tony Ramos, Filipa enfrenta uma convivência instável e marcada por desafios emocionais. Cláudia Abreu revelou que o convite para interpretar alguém com transtorno de humor foi determinante para seu retorno às novelas. “Quantas pessoas com humor instável a gente não tem à volta, que são chamadas de malucas, principalmente se forem mulheres, histéricas ou qualquer coisa”, refletiu.
Regina Duarte negocia volta às novelas da Globo em trama de Aguinaldo Silva
Miguel Falabella rebate fala de Maitê Proença sobre saída de novela exibida pelo Viva
A atriz também comentou sobre o estigma enfrentado por quem recebe esse tipo de diagnóstico. “Se tem um diagnóstico, elas são estigmatizadas, né? ‘Ah, já tomou seu remédio?’, ou fulana é bipolar, querendo dizer, quase como se fosse uma escolha”, disse. Para ela, a novela representa uma oportunidade de discutir esses temas de forma aberta e sem preconceitos.
Personagem de Cláudia Abreu tem momentos de leveza
Apesar da seriedade da condição de sua personagem, Cláudia Abreu ressaltou que Filipa também possui momentos de leveza. “Eu achei que fazer uma personagem com essa profundidade e, ao mesmo tempo, leveza, seria muito rico, porque a instabilidade do humor pode levar uma pessoa à mania, à euforia extrema, ou até à depressão, ou à agressividade.”
Além do interesse pela temática da personagem, Cláudia Abreu destacou a importância de reencontrar Tony Ramos em cena, com quem já contracenou em Belíssima (2005). “Estabelecer rapidamente uma cumplicidade, seja em cena ou fora de cena, é muito mais fácil quando você já tem essa pessoa na sua vida. Eu jamais perderia a chance de estar com o Tony novamente numa novela, jamais.”
Ambientada no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro, Dona de Mim será exibida na faixa das 19h da Globo, substituindo Volta por Cima. A trama também acompanha os protagonistas Leona (Clara Moneke) e Marlon (Humberto Morais), além de mostrar a rotina da fábrica de Abel, cenário central da novela.