NOVA APOSTA

Record prepara adaptação de Ben-Hur como superprodução bíblica para 2026

Cristiane Cardoso revelou que nova trama da emissora está em fase avançada de roteiro

Cena de corrida de bigas com personagens principais na capa do filme Ben-Hur de 2016
Capa do filme Ben-Hur (2016); Record definiu que história será transformada em superprodução bíblica (foto: Reprodução)

Compartilhe:

A Record anunciou sua próxima grande aposta na dramaturgia bíblica para 2026: Ben-Hur. A revelação foi feita pela autora Cristiane Cardoso, diretora de Dramaturgia da emissora. Em uma publicação nas redes sociais, ela mostrou a capa do roteiro do capítulo 34 e confirmou que o projeto está em andamento. O slogan da nova novela será: “O sofrimento pode destruir ou purificar; depende de como o enfrentamos”.

O que você precisa saber?

  • Record escolheu Ben-Hur como sua grande novela bíblica de 2026;
  • Cristiane Cardoso revelou o projeto em publicação nas redes sociais;
  • Trama é inspirada em livro de 1880 e em clássico vencedor de 11 Oscars;
  • Produção foi comprada em 2018, mas só agora entrou em desenvolvimento.

Ben-Hur será a primeira adaptação do clássico literário para a televisão brasileira. O livro Ben-Hur: Uma História dos Tempos de Cristo, escrito por Lew Wallace em 1880, inspirou o filme norte-americano de 1959, vencedor de 11 Oscars. A história acompanha Judá Ben-Hur, um príncipe judeu que é traído, escravizado pelos romanos e cruza seu caminho com o de figuras centrais da Bíblia, como Maria, José, Pôncio Pilato e os reis magos Baltasar e Gaspar.

Sonia Abrão revela que morte de Chorão a reaproximou de Geraldo Luís
Diretor diz que abandonou Pânico 7 após receber ameaças

Apesar de ambientado nos tempos de Cristo, o protagonista Judá não aparece na Bíblia. Ainda assim, sua história se entrelaça com a de Jesus, a quem conhece pessoalmente em determinado momento. No remake cinematográfico de 2016, o personagem foi interpretado por Jack Huston, e Jesus foi vivido pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro.

Adaptar Ben-Hur para a televisão é um antigo desejo da Record. Conforme informações do site Notícias da TV, emissora adquiriu os direitos da obra em 2018, mas o projeto foi adiado diversas vezes por conta da complexidade da trama. Inicialmente, a ideia era que a novela substituísse Gênesis (2021), mas acabou sendo preterida por outros folhetins.

Record tem fila de produções bíblicas para exibição

A dramaturgia da Record segue em ritmo intenso. A emissora já finalizou as 12ª e 13ª temporadas de Reis, chamadas A Emboscada e A Esperança. Além disso, a novela Paulo, o Apóstolo estreia em julho na TV, com lançamento antecipado no streaming Univer Vídeo em 28 de maio. Também está em produção a série O Senhor e a Serva, derivada de Paulo. O canal exibe nesta semana a série Neemias, spin-off de A Rainha da Pérsia (2024).

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.