A Globo decidiu alterar o cenário de sua próxima novela das nove, Três Graças, para conquistar o público de São Paulo. A trama, que tem previsão de estreia para outubro, no lugar do remake de Vale Tudo, inicialmente se passaria no Rio de Janeiro, mas foi transferida para a capital paulista após análises internas sobre a audiência e o desempenho recente das novelas que fracassaram no horário nobre.
O que você precisa saber?
- Globo transferiu a trama Três Graças do Rio para São Paulo;
- Mudança busca reconquistar audiência paulista no horário nobre;
- Elenco terá nomes ligados ao teatro paulista e novelas ambientadas em SP;
- Comunidade fictícia Portelinha será rebatizada na nova versão;
- A novela estreia em outubro, substituindo o remake de Vale Tudo;
- Gravações começam em julho e o elenco será fechado até maio;
- Trama é centrada em três gerações de mulheres que criam filhas sozinhas.
A informação é da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, A mudança tem como base a queda de audiência em São Paulo, principal mercado publicitário do país. Desde o sucesso de Pantanal (2022), que registrou 30 pontos de média, as novelas da faixa das 21h não têm repetido o mesmo impacto na capital paulista. Com 70% dos investimentos em publicidade concentrados na cidade, a Globo vê na adaptação da ambientação uma estratégia para recuperar seu público.
Justiça decide que Davi Brito deve dividir prêmio do BBB 24 com Mani Rego
Regina Duarte negocia volta às novelas da Globo em trama de Aguinaldo Silva
Além da alteração geográfica, a Globo também quer reforçar a identificação do público com o elenco de Três Graças. Dessa forma, a direção da novela busca atores mais conhecidos dos paulistanos, com histórico em novelas ambientadas na cidade ou ligados ao teatro local. O elenco definitivo deve ser fechado até o início de maio, e as gravações começam em julho, segundo previsão da emissora.
Três Graças terá mudanças no cenário na Globo
A decisão da Globo de mover a trama de Três Graças também exigirá mudanças no cenário da história. A comunidade fictícia Portelinha, presente na sinopse original e inspirada em Duas Caras (2007), será rebatizada para refletir melhor a nova ambientação. Criada por Aguinaldo Silva, a comunidade foi um dos principais cenários da novela das 21h do autor e tratava da relação entre moradores da favela e figuras poderosas da elite.
Três Graças narra a história de três gerações de mulheres: avó, mãe e neta, todas engravidaram na adolescência e criaram suas filhas sozinhas. A trama acompanha o esforço das mais velhas para impedir que a jovem repita seus passos. “Escrevi a sinopse na crise sanitária. Originalmente, era uma minissérie. Girava em torno do roubo de um cofre. Depois achei que daria uma novela”, contou Aguinaldo Silva em entrevista ao jornal O Globo.