Após 15 anos de contrato com a Globo, Rafael Cardoso revelou que sua saída da emissora, em 2023, foi motivada por uma luta pessoal contra a depressão e o uso crescente de drogas. Em entrevista para a Leo Dias TV, o ator contou que recusou um papel de vilão na novela Amor Perfeito (2023) por não se sentir em condições emocionais de assumir o compromisso.
“Eu já não estava bem, né? Já estava num processo de depressão profundo, num processo em que eu estava aumentando o meu consumo de droga, então não ia ter como eu segurar um personagem, não tinha estrutura, estava abalado com um monte de coisa”, disse.
Rafael Cardoso destacou que aquela foi a primeira vez que disse “não” à emissora — decisão que acredita que deveria ter tomado antes. “Nós conversamos e foi quando falei que era melhor [sair]. Eu devia ter dito outros ‘nãos’ lá. Eu nunca tinha falado um não [à Globo]”, afirmou.
Ao longo de sua trajetória na emissora, o ator participou de 13 novelas. No entanto, revelou que o foco excessivo na carreira serviu como forma de escapar de questões mal resolvidas em sua vida pessoal. “Deixei de viver muita coisa porque foquei no trabalho. Quando você faz isso, esconde sentimentos, esconde o que está passando. Fiz muito isso para não pensar nos meus problemas, nos traumas familiares… em vez de resolver, eu jogava no trabalho.”
Rafael Cardoso também não poupou críticas a algumas produções das quais participou. Ao relembrar Sol Nascente (2016), classificou a novela como “fraquíssima”. “Putz, estou lembrando aqui… uma bosta!”, disparou, demonstrando frustração com o resultado artístico da obra.