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Globo prepara rasteira na Band e volta a negociar direitos da Fórmula 1 para 2026

Emissora conversa com a Liberty Media e avalia retorno da principal categoria do automobilismo

Carro de Fórmula 1 com logotipos da Globo, Globoplay, SporTV e GE em evento de lançamento da cobertura 2024
Fórmula 1: Globo volta a negociar direitos da categoria com a Liberty Media (foto: Reprodução/Globo)

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A Globo voltou a negociar com a Liberty Media o retorno das transmissões da Fórmula 1 a partir de 2026. O atual contrato com a Band, emissora que detém os direitos de exibição da principal categoria do automobilismo mundial, chega ao fim em dezembro deste ano. As conversas têm avançado, e a expectativa é de uma definição ainda no primeiro semestre.

O que você precisa saber

  • Globo quer retomar os direitos da Fórmula 1 a partir de 2026;
  • Conversas com a Liberty Media avançaram nos últimos dias;
  • Band tem interesse em renovar, mas sabe da disputa;
  • Modelo inclui exibição parcial na TV aberta e total no SporTV;
  • Entrada de Gabriel Bortoleto é trunfo comercial e de audiência;
  • Band teve problemas contratuais que quase tiraram a F1 em 2024.

O projeto apresentado pela Globo é o mesmo que esteve próximo de ser fechado em 2024, mas acabou frustrado quando a Band regularizou pendências financeiras com a Liberty. A proposta prevê que parte das corridas seja transmitida em TV aberta, enquanto a temporada completa seria exibida no SporTV e no Globoplay.

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Mesmo ciente do interesse da Globo, a Band ainda tenta renovar o contrato. A emissora paulista reconhece que a entrada do piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, atualmente na Sauber, ajudou a elevar os índices de audiência neste ano. Entre 1981 e 2020, a Fórmula 1 foi exibida pela Globo, que foi responsável por popularizar a categoria no Brasil.

O desinteresse do público após a ausência de pilotos brasileiros competitivos e os altos custos de transmissão contribuíram para a saída da emissora carioca. Ainda assim, o apelo comercial da F1 junto às classes AB segue como atrativo, segundo informações publicadas pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.

Mesmo nos períodos de menor audiência, a Fórmula 1 manteve bom desempenho publicitário. A Globo vê no retorno uma nova oportunidade de rentabilidade. A Liberty Media, por sua vez, considera positiva a volta da categoria à emissora carioca. O modelo de negócio para os direitos de transmissão continua em discussão, e a Globo deve evitar propostas financeiras agressivas.

Band entrou em atrito com dona da Fórmula 1

O histórico recente entre Band e Liberty Media tem pontos de atrito. Em 2024, a Band enfrentou dificuldades para cumprir pagamentos acordados, especialmente após uma mudança contratual em 2023, motivada por uma oferta do SBT. Desde então, a emissora passou a pagar diretamente os US$ 15 milhões anuais (R$ 84,3 milhões) exigidos pela categoria.

Um dos principais prejuízos enfrentados pela Band ocorreu após o calote de uma casa de apostas, que comprou uma cota de patrocínio por R$ 20 milhões, mas não efetuou o pagamento. A situação levou a um processo judicial. Ainda assim, a emissora regularizou as pendências e garantiu a renovação dos direitos para 2024, frustrando a Globo, que já preparava ações promocionais. Atualmente, todos os pagamentos da Band estão em dia.

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