NEGOCIAÇÃO

Globo oferece menos dinheiro às escolas de samba de SP e pode perder Carnaval de 2026

Emissora quer reduzir valor fixo e aumentar participação das agremiações na venda de publicidade

Alegoria da Colorado do Brás com fantasias coloridas no desfile do Grupo Especial de São Paulo em 28 de fevereiro de 2025
Alegoria da Colorado do Brás no desfile de 2025; Globo quer reduzir valor fixo das escolas de samba (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

A Globo iniciou as negociações para manter a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo em 2026, mas causou frustração na Liga-SP. A primeira proposta feita pela emissora foi considerada ruim por representantes das agremiações. O contrato anterior, válido até 2025, terminou com a edição deste ano. Agora, o acordo para a continuidade está em xeque.

O que você precisa saber

  • Globo propôs menos dinheiro fixo às escolas de samba de SP;
  • Nova proposta prevê ganhos com publicidade, mas preocupa agremiações;
  • Liga-SP estuda uma contraproposta para as próximas semanas;
  • Escolas também consideram buscar outras emissoras, como precaução;
  • Em 2023, liga chegou a conversar com a Band sobre a transmissão;
  • Audiência dos desfiles paulistas é menor que a do Rio na Globo.

De acordo com a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, a Globo propôs um valor fixo inferior ao que vinha sendo pago nos dois últimos Carnavais. Com a nova fórmula, cada escola ganharia pouco mais de R$ 7 milhões. Em contrapartida, a emissora sugeriu ampliar a participação das agremiações nos lucros com publicidade –estratégia que voltou a dar resultado em 2025.

Record muda dia do Canta Comigo Teen e busca novo apresentador após saída de Faro
Globo prepara rasteira na Band e volta a negociar direitos da Fórmula 1 para 2026

Mesmo com o argumento de ganhos em participação publicitária, a proposta desagradou as escolas. A redução no valor fixo compromete o planejamento financeiro das agremiações e pode afetar diretamente o acabamento dos desfiles. A preocupação é que isso resulte em um espetáculo mais fraco para o público, tanto nas arquibancadas quanto na transmissão televisiva.

A tendência, por ora, é que a Liga-SP apresente uma contraproposta nas próximas semanas. Internamente, porém, há quem defenda que as escolas busquem alternativas de transmissão, como medida preventiva. Em 2023, durante uma negociação anterior com a Globo, representantes da liga chegaram a manter conversas com a Band, mas não houve avanço.

Os argumentos da Globo para reduzir pagamentos

A Globo tem usado dois argumentos para justificar a proposta inferior. O primeiro é a audiência: nos últimos dois anos, os desfiles de São Paulo marcaram 8 pontos de média na Grande São Paulo. Embora bom para a faixa horária, o número ainda é inferior ao desempenho dos desfiles do Rio, que alcançam dois dígitos –inclusive na capital paulista.

O segundo ponto envolve a exibição obrigatória dos desfiles paulistas no Rio de Janeiro, cláusula que faz parte do contrato desde 2024. Essa decisão tem gerado queixas constantes de telespectadores cariocas, que prefeririam assistir aos desfiles da Série Ouro, a segunda divisão do Carnaval fluminense. Procurada pela publicação, a Liga-SP informou que não comenta negociações em andamento.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.