Eduardo Moscovis afirmou que ainda é lembrado por seu papel como Petruchio na novela O Cravo e a Rosa, exibida pela Globo em 2000. Em entrevista ao videocast Novelão, do jornal O Globo, o ator contou que, mesmo após 25 anos, é comum ser abordado nas ruas com referências ao personagem. Segundo ele, o carinho do público é constante e reflete o impacto duradouro da trama.
O que você precisa saber
- Eduardo Moscovis diz que ainda é chamado de Petruchio nas ruas;
- Ator relembra bastidores e figurino da novela O Cravo e a Rosa;
- O artista revelou que achava não ter porte físico para o personagem;
- A figurinista Beth Filipecki o ajudou com casacão e bota na composição;
- A novela O Cravo e a Rosa foi um dos sucessos da faixa das seis da Globo.
“Desapegar é difícil até hoje, porque a galera… É impressionante. As pessoas olham para um jovem senhor de barba branca e continuam chamando de Petruchio e perguntando onde está a Catarina. Estou brincando, lógico. É de uma forma muito amável, é uma manifestação do público muito bacana. Mas, de fato, é um personagem que continua existindo”, relatou o ator.
Renata Sorrah elogia remake de Vale Tudo, mas pede menos comparações com versão original
Depois de errar nome de repórter, Datena comete gafe e relembra programa da Band
Durante o bate-papo, Eduardo Moscovis revelou que inicialmente não se via no papel. “O Petruchio, para mim, sempre foi um cara maior. No final da composição, a Beth Filipecki, nossa figurinista, conseguiu me ajudar bastante no personagem. Só que eu olhava para ele e não me sentia o Petruchio ainda. Eu falava para ela: ‘Beth, eu tenho um pouco de angústia porque eu me acho pequeno para fazer o Petruchio’.”
O ator explicou que só se conectou totalmente ao personagem com a ajuda do figurino. “Hoje já não mais. Hoje eu já poderia fazer mais confortavelmente. Ela me deu duas coisas: um casacão pesado que eu usei a novela inteira e, no final, ela me deu uma bota. Quando eu calcei o pé, eu falei: ‘é isso, eu precisava desse peso’. É louco isso, né?”, completou.
A carreira de Eduardo Moscovis
Eduardo Moscovis é carioca e iniciou sua trajetória artística após abandonar o curso de Administração. Apaixonado por teatro, passou por cursos como o Tablado e a CAL, onde se destacou em peças que o levaram à Globo. Sua primeira aparição foi como figurante em Top Model (1990), e seu primeiro papel de destaque veio em Pedra Sobre Pedra (1992).
Depois de viver personagens marcantes em novelas como Mulheres de Areia (1993) e Por Amor (1997), protagonizou o remake de Pecado Capital (1998). Em O Cravo e a Rosa, Moscovis se firmou como um dos principais galãs da emissora, ao lado de Adriana Esteves. O sucesso da dupla se estendeu para outras novelas e garantiu espaço em papéis de protagonista e vilão nos anos seguintes.
Entre seus papéis mais lembrados estão o corrupto Reginaldo, de Senhora do Destino (2004), e o romântico Rafael, de Alma Gêmea (2005). Após um período longe das novelas, se dedicou ao teatro e ao cinema, retornando à TV com personagens em séries e em produções como A Regra do Jogo (2015) e O Sétimo Guardião (2018). Sua novela mais recente foi No Rancho Fundo (2024).