ROQUE SANTEIRO

Em namoro com a Globo, Regina Duarte fala de censura à novela no Conversa com Bial

Atriz é convidada do primeiro episódio da nova temporada do programa de entrevistas de Pedro Bial

Regina Duarte caracterizada como Helena em cena emotiva da novela História de Amor
Regina Duarte como Helena em História de Amor; atriz participa do Conversa com Bial (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

Regina Duarte é a convidada de estreia da nova temporada do Conversa com Bial, que vai ao ar na próxima segunda-feira (21) na Globo. Na entrevista, a atriz relembra um episódio marcante da televisão brasileira: a censura imposta à primeira versão de Roque Santeiro, em 1975. A novela foi proibida antes mesmo de sua estreia e nunca chegou a ser exibida.

O que você precisa saber

  • Regina Duarte estreia nova temporada do Conversa com Bial;
  • Atriz fala sobre censura à primeira versão de Roque Santeiro;
  • Produção foi vetada em 1975 e nunca chegou a ser exibida;
  • Ela relembra excursão frustrada de elenco a Brasília;
  • Presidente Geisel não recebeu o grupo de artistas;
  • Atriz viveu a Viúva Porcina na versão de 1985 da novela.

Durante o programa, Regina conta que integrou um grupo de artistas que viajou a Brasília para tentar liberar a exibição da obra. “Eu me lembro muito de termos ido à Brasília, com o diretor da Globo, alguns colegas de elenco, pedir a liberação para a exibição de Roque Santeiro, e foi uma excursão muito frustrante”, declarou a atriz no bate-papo com Pedro Bial.

Ex-SBT revela que Silvio Santos já trocou a plateia por funcionários para rebater reajuste
Datena se cansa de trabalhar aos finais de semana e será substituído no Tá na Hora

Segundo ela, o presidente da época, Ernesto Geisel (1907- 1996), sequer os recebeu. “Mandou alguém, ficamos bastante tempo numa sala esperando, não vinha ninguém falar com a gente. Foi esquisito. Foi no Jornal Nacional de um domingo que anunciaram que a novela não iria mais ao ar”, contou. Dez anos depois, ela interpretou a Viúva Porcina na segunda versão da novela.

Regina Duarte estava afastada das câmeras desde 2020, quando deixou a Globo para assumir a Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro. A participação no especial de 60 anos da emissora e no programa de entrevistas marca uma reaproximação pública com a empresa após o rompimento político e artístico.

O que faz Regina Duarte atualmente?

Fora da TV, Regina Duarte passou a se dedicar às artes plásticas nos últimos anos. Ela criou um site para divulgar e comercializar suas obras, produzidas com materiais recicláveis. Os quadros e montagens são vendidos com valores entre R$ 100 e R$ 25 mil. A atriz está cotada para voltar às novelas em Três Graças, de Aguinaldo Silva, que tem previsão de estreia para outubro.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.