Regina Duarte é a convidada de estreia da nova temporada do Conversa com Bial, que vai ao ar na próxima segunda-feira (21) na Globo. Na entrevista, a atriz relembra um episódio marcante da televisão brasileira: a censura imposta à primeira versão de Roque Santeiro, em 1975. A novela foi proibida antes mesmo de sua estreia e nunca chegou a ser exibida.
O que você precisa saber
- Regina Duarte estreia nova temporada do Conversa com Bial;
- Atriz fala sobre censura à primeira versão de Roque Santeiro;
- Produção foi vetada em 1975 e nunca chegou a ser exibida;
- Ela relembra excursão frustrada de elenco a Brasília;
- Presidente Geisel não recebeu o grupo de artistas;
- Atriz viveu a Viúva Porcina na versão de 1985 da novela.
Durante o programa, Regina conta que integrou um grupo de artistas que viajou a Brasília para tentar liberar a exibição da obra. “Eu me lembro muito de termos ido à Brasília, com o diretor da Globo, alguns colegas de elenco, pedir a liberação para a exibição de Roque Santeiro, e foi uma excursão muito frustrante”, declarou a atriz no bate-papo com Pedro Bial.
Ex-SBT revela que Silvio Santos já trocou a plateia por funcionários para rebater reajuste
Datena se cansa de trabalhar aos finais de semana e será substituído no Tá na Hora
Segundo ela, o presidente da época, Ernesto Geisel (1907- 1996), sequer os recebeu. “Mandou alguém, ficamos bastante tempo numa sala esperando, não vinha ninguém falar com a gente. Foi esquisito. Foi no Jornal Nacional de um domingo que anunciaram que a novela não iria mais ao ar”, contou. Dez anos depois, ela interpretou a Viúva Porcina na segunda versão da novela.
Regina Duarte estava afastada das câmeras desde 2020, quando deixou a Globo para assumir a Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro. A participação no especial de 60 anos da emissora e no programa de entrevistas marca uma reaproximação pública com a empresa após o rompimento político e artístico.
O que faz Regina Duarte atualmente?
Fora da TV, Regina Duarte passou a se dedicar às artes plásticas nos últimos anos. Ela criou um site para divulgar e comercializar suas obras, produzidas com materiais recicláveis. Os quadros e montagens são vendidos com valores entre R$ 100 e R$ 25 mil. A atriz está cotada para voltar às novelas em Três Graças, de Aguinaldo Silva, que tem previsão de estreia para outubro.