Penn Badgley desabafou sobre sua experiência em Gossip Girl e revelou desconforto com os padrões estéticos impostos pela série teen. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o ator afirmou que a produção não passava de “estética” e que reforçava valores superficiais relacionados à imagem.
“Houve um período em que, saindo da depressão e do isolamento, eu era empurrado para dentro deste mundo onde quanto mais bonito eu parecesse, mais bem-sucedido eu poderia ser, mais valor eu poderia ter”, contou. O artista revelou que sofria de dismorfia corporal, condição psicológica marcada por uma obsessão com a aparência.
Penn Badgley sinalizou que o conteúdo da série girava em torno da beleza de seus personagens. “O que era aquela série além de estética? Era esse o lance, a aparência de todos nós”, declarou o intérprete de Dan. Gossip Girl, exibida entre 2007 e 2012, acompanhava a rotina de jovens da elite de Nova York e virou fenômeno cultural.
Além da pressão estética, o ator também se incomodava com a forma como era percebido pelo público. “Não há como superar a superficialidade deste trabalho, e se você reconhece isso, não pode deixar de reconhecer a superficialidade da nossa cultura, devido à forma como ela recompensa este trabalho. Eu não gostava particularmente do aspecto superficial de celebridade na forma como eu era percebido”, comentou.
As seis temporadas da série estão atualmente disponíveis nas plataformas de streaming Max e Netflix. Criada por Josh Schwartz e Stephanie Savage, a produção contava com Blake Lively, Leighton Meester, Chace Crawford, Taylor Momsen, Ed Westwick, Jessica Szohr e Kaylee DeFer.