R$ 500 MIL

Roberta Rodrigues rompe o silêncio sobre processo contra a Globo

Atriz contou que sofreu racismo nos bastidores da trama Nos Tempos do Imperador e criticou omissão da direção

Foto de Roberta Rodrigues
Roberta Rodrigues falou sobre vitória judicial contra Globo e denuncia racismo em Nos Tempos do Imperador (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

Roberta Rodrigues contou detalhes sobre o processo que moveu contra a Globo por racismo e assédio moral durante as gravações da novela Nos Tempos do Imperador, exibida em 2021. A atriz afirmou que a emissora foi condenada a pagar R$ 500 mil como indenização.

“Eu e Dani Ornellas decidimos entrar com processo, mas os outros cinco atores não. Muitos anos depois, três anos depois, eu ganhei o processo, tanto por assédio moral como racismo”, relatou. A artista destacou que sua vitória é um exemplo para outras vítimas. “Isso é para mostrar às pessoas que não precisa ter medo, que racismo é crime, e que a gente tem que correr atrás dos nossos direitos”, disse.

A atriz também denunciou episódios de discriminação nos bastidores da trama. “A novela tinha cenas que foram tratadas como racismo reverso e a imprensa começou a questionar. Nesse momento, os atores pretos da novela foram chamados para uma reunião muito secreta, onde o racismo foi explícito”, explicou em conversa com o portal Leo Dias.

Segundo Roberta Rodrigues, os profissionais buscaram apoio da direção da emissora, mas não foram atendidos. A artista, que interpretou Lupita na trama, processou a emissora alegando ter sido submetida a tratamento discriminatório. O elenco sinalizou que o diretor Vinicius Coimbra fazia distinção entre artistas negros e brancos, criando um ambiente de trabalho hostil para parte do elenco.

Conforme a coluna de Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a juíza Aline Gomes Siqueira, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, considerou que a Globo permitiu práticas de assédio moral e racismo institucional. A magistrada determinou o pagamento da indenização. A defesa da atriz argumentou que os danos foram severos, mas a Justiça fixou um valor bem abaixo do que a artista pedia originalmente no processo.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.