Xuxa Meneghel fez um desabafo sobre a pressão estética que enfrentou na época em que apresentava o Xou da Xuxa, nos anos 1980. Em entrevista ao podcast WOW, a apresentadora contou que a TV Globo impunha um limite de peso para sua aparência em cena, pressionando-a a não ultrapassar os 60kg.
“Na Globo, meu normal era 54kg, 55kg. Se eu fosse para 58kg, já apertavam as minhas roupas”, revelou. Segundo ela, o controle sobre o corpo era rígido e recorrente. “Uma coisa que era me colocada na época [era] que se eu passasse dos 60kg [estaria gorda]”, disse Xuxa Meneghel.
O tema voltou à tona durante a produção do documentário Pra Sempre Paquitas, lançado em 2024 no Globoplay. A apresentadora contou que uma cena em que ela se critica ao olhar fotos antigas acabou cortada da versão final. “Revisitando meu passado no documentário das paquitas, eles não colocaram uma coisa que me mandaram para eu ver em que me coloco para baixo, em que vejo uma foto minha nas cartinhas, em que eu falo ‘olha como estou gorda, feia’”, explicou.
Xuxa Meneghel sinalizou que atualmente possui uma relação mais equilibrada com o corpo, mas não esquece o impacto da cobrança vivida. “Era uma cobrança muito grande, um negócio cruel. Você não se gostar e querer mudar para si é uma coisa. Agora, fazer isso por um padrão que lhe foi colocado…”, concluiu. A artista começou a carreira como modelo em 1979. A apresentadora entrou na televisão em 1983, quando foi convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o Clube da Criança, na extinta Rede Manchete.