A Globo alterou sua programação na manhã desta segunda-feira (21) para acompanhar a morte do papa Francisco. O Bom Dia Brasil começou a ser exibido ainda de madrugada, em plantão especial, depois do Hora 1. Ana Paula Araújo, apresentadora do telejornal, anunciou que os noticiários locais foram cancelados para dar espaço à cobertura da morte do líder da Igreja Católica, que morreu em Roma durante a madrugada. A rede, no entanto, recuou e exibiu os jornalísticos regionais em uma versão mais curta, das 8h às 8h20, horário em que o canal voltou a exibir a cobertura especial.
O que você precisa saber
- Globo iniciou cobertura da morte do papa ainda na madrugada;
- Bom Dia Brasil entrou no ar mais cedo com Ana Paula Araújo;
- Jornais locais da manhã foram suspensos pela emissora;
- Ariel Palácios mostrou reação dos argentinos ao falecimento;
- Ilze Scamparini trouxe informações direto do Vaticano;
- Papa morreu aos 88 anos após 40 dias internado;
- Vaticano confirmou a morte, mas não revelou a causa;
- Nota oficial destacou legado e serviço aos mais pobres.
O pontífice, Jorge Mario Bergoglio, tinha 88 anos e ficou internado durante 40 dias no hospital Agostino Gemelli com um quadro de bronquite. Ele ficou 12 anos à frente do Vaticano, após a renúncia do papa Bento 16 (1927-2022). A confirmação da morte veio por meio dos canais oficiais da Santa Sé. A causa da morte ainda não foi divulgada pelas autoridades do Vaticano.
Jornalistas da Globo entraram ao vivo em plantão
Durante o plantão, a Globo mobilizou correspondentes internacionais. Ariel Palácios entrou ao vivo de Buenos Aires e mostrou a reação dos argentinos, país natal do papa. Na Itália, Ilze Scamparini trouxe atualizações diretamente do Vaticano e relembrou seu primeiro contato com Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013.
Papa Francisco morre aos 88 anos após 12 anos como líder da Igreja Católica
“Ele cumprimentou os jornalistas pessoalmente e conversou alguns minutos com cada um. Quando eu me apresentei, ele ouviu o meu sobrenome e já falou da sua origem italiana, piemontesa, e já se colocou como imigrante. Ele se reconhecia nisso”, contou a jornalista na edição especial do Bom Dia Brasil na Globo. Mais tarde, a emissora exibiu uma versão reduzida dos Bom Dia locais às 8h.
No comunicado oficial, o Vaticano afirmou: “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”