A Globo vai alterar sua programação vespertina nesta segunda-feira (21) para ampliar a cobertura da morte do papa Francisco. Com isso, a emissora cancelou o Globo Esporte e o bloco Edição Especial com História de Amor. O Jornal Hoje foi estendido para dar mais espaço às informações e análises sobre a partida do pontífice argentino. As mudanças foram anunciadas oficialmente pelo canal em comunicado à imprensa.
O que você precisa saber
- A Globo reorganizou grade após a morte do papa Francisco;
- Jornal Hoje foi ampliado para cobertura jornalística;
- Globo Esporte desta segunda-feira (21) foi cancelado;
- Edição Especial com História de Amor saiu da programação;
- Notícias do esporte vão ficar restritas aos telejornais locais;
- GloboNews exibe cobertura contínua sobre a morte do religioso;
- Na Globo, plantões também vão ocupar intervalos da programação.
De acordo com comunicado da Globo, a emissora fará uma “ampla cobertura” sobre a morte do papa. “Na TV Globo, as notícias do esporte serão contempladas nos telejornais locais; e o Globo Esporte desta segunda-feira será cancelado. O Jornal Hoje será ampliado e, por isso, a Edição Especial com História de Amor também não será exibida, além de atualizações da cobertura nos intervalos da programação”, informa a nota.
Papa Francisco morre aos 88 anos após 12 anos como líder da Igreja Católica
Globo muda programação às pressas e suspende telejornais por morte do papa Francisco
A grade da Globo será desmembrada em duas partes para comportar a cobertura jornalística da morte do papa Francisco. Segundo comunicado enviado às afiliadas, a primeira edição do Jornal Hoje começará às 11h45 e seguirá até 12h15, quando dará lugar aos telejornais locais. Às 13h, Roberto Kovalick reassumirá a apresentação em uma segunda edição especial do noticiário nacional.
Além da programação da Globo na TV aberta, a GloboNews também mantém uma cobertura contínua sobre a morte do papa Francisco durante todo o dia, com entradas ao vivo e a presença de correspondentes internacionais. A prioridade da emissora é fornecer detalhes e repercussões da morte do líder religioso, que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma, aos 88 anos.
Globo fez mudanças na programação da manhã
Mais cedo, a Globo já havia promovido mudanças em sua programação matinal. O Bom Dia Brasil foi antecipado para entrar em plantão especial após o fim do Hora 1. Inicialmente, os telejornais locais haviam sido suspensos, mas a emissora recuou e exibiu versões reduzidas, das 8h às 8h20. A jornalista Ana Paula Araújo conduziu a edição especial com a participação de correspondentes como Ilze Scamparini e Ariel Palácios.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, ficou internado por 40 dias com um quadro de bronquite. Ele liderou a Igreja Católica por 12 anos, após a renúncia de Bento 16 (1927–2022). A morte foi confirmada pela Santa Sé, que ainda não divulgou a causa oficial do falecimento. Em nota, o Vaticano exaltou a trajetória do pontífice e destacou seu compromisso com os pobres e marginalizados.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz o texto.