O SBT saiu na frente e foi o primeiro canal de TV aberta a anunciar ao vivo a morte do papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21). Às 5h12, o apresentador Darlisson Dutra interrompeu a programação do SBT News Manhã com a informação confirmada pelo Vaticano. Um minuto depois, às 5h13, a Globo também deu a notícia por meio do Hora 1, com o jornalista Marcelo Pereira.
O que você precisa saber
- SBT anunciou morte do papa Francisco às 5h12, no SBT News;
- Globo divulgou a notícia no Hora 1 um minuto depois;
- Band entrou com a informação às 5h25, e Record, às 6h;
- Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca;
- Ele substituiu Bento 16 e comandava a Igreja Católica desde 2013;
- Pontífice latino-americano era conhecido por reformar o Vaticano.
“São 5h12, nós temos uma notícia urgente e impactante, confirmada agora pouco: morreu aos 88 anos o papa Francisco. O anúncio foi feito agora pouco no Vaticano. Nós estamos apurando mais informações”, disse Darlisson no SBT. Em seguida, ele leu o comunicado oficial emitido pelo Vaticano, dando início à cobertura da emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) sobre a morte do pontífice.
Record arrega de combate com festa da Globo e adia estreia do Power Couple Brasil
Antonio Fagundes explica por que rompeu contrato com a Globo: “Não faço mais”
Na Globo, a informação foi transmitida por Marcelo Pereira, que interrompeu Tiago Scheuer durante a previsão do tempo. A emissora optou por não usar a tradicional vinheta de plantão por já estar com um telejornal no ar. “Uma notícia acabou de chegar aqui para nós, muito triste, está até no G1: morreu o papa Francisco, de hábitos simples, que lutou para mudar a igreja [católica]”, disse o âncora.
“Foi o primeiro pontífice latino-americano e deixou um legado de tolerância e diálogo, promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres”, complementou o apresentador da Globo. Depois, a Band foi a terceira emissora a informar o falecimento, às 5h25. Já a Record iniciou a cobertura da morte do papa às 6h, durante o programa Balanço Geral Manhã.
Qual a causa da morte do papa Francisco?
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca. O líder católico ocupava o cargo máximo da Igreja desde 2013, após a renúncia de Bento 16 (1927-2022). Ao longo de 12 anos de papado, Francisco ficou conhecido por defender os mais pobres, promover reformas administrativas no Vaticano, acolher minorias e incentivar o diálogo inter-religioso.
Recentemente, papa Francisco enfrentou complicações de saúde e chegou a ficar 40 dias internado por causa de uma bronquite. Conforme a certidão médica que atestou a morte, o pontífice sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma –2h35 no horário em Brasília.