PROMESSA

Papa Francisco deixou de ver televisão em 1990 ao se surpreender com cena sensual

Religioso decidiu nunca mais ligar TV após assistir com outros padres cena que considerou imprópria

Papa Francisco sentado e pensativo usando veste branca e solidéu
Papa Francisco morreu aos 88 anos; religioso parou de ver TV após assistir cena que considerou imprópria (foto: Reprodução)

Compartilhe:

O papa Francisco (1936-2025), que morreu nesta segunda-feira (21), manteve por 34 anos uma promessa curiosa: não assistir à televisão. O líder da Igreja Católica tomou essa decisão em 1990, após ver uma cena sensual durante uma programação. No dia seguinte, fez um voto à Virgem Maria e, desde então, não voltou a ligar o aparelho nem para eventos históricos importantes.

O que você precisa saber

  • Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21);
  • Ele parou de ver TV após promessa à Virgem Maria;
  • Decisão ocorreu após cena sensual em 1990;
  • Pontífice não viu coroações e nem jogos do San Lorenzo;
  • Abriu exceção apenas em internações e grandes tragédias;
  • Morte foi causada por AVC e colapso cardíaco.

Na época, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio assistia à TV com amigos padres quando viu imagens que classificou como inadequadas. “Algumas cenas de natureza adulta, digamos assim, foram mostradas –algo que não era bom para o coração”, contou ele em 2015 ao jornal La Voz del Pueblo. Na manhã seguinte, participou de uma missa e fez o voto definitivo.

SBT sai na frente e anuncia morte do papa Francisco antes das concorrentes
Globo mobiliza equipes do Jornalismo e envia César Tralli a Roma para cobrir funeral do papa 

Essa escolha o afastou até de um de seus passatempos favoritos: acompanhar o San Lorenzo, seu time do coração. Sem assistir aos jogos, papa Francisco se informava sobre os resultados por meio de um guarda da Pontifícia Suíça. “Eu não assisti à coroação de Charles 3º, o novo rei britânico, por exemplo, ou muitos outros eventos mundiais importantes. Não por desdém, mas porque fiz um voto”, escreveu no livro Vida: A minha história através da História.

Ao longo das décadas, o papa Francisco abriu raríssimas exceções e acompanhou emissoras de TV. Segundo o site Daily Star, ele viu uma missa pela televisão quando esteve hospitalizado e se permitiu acompanhar grandes eventos, como a posse de um presidente ou acidentes de grande repercussão. Ainda assim, se manteve fiel ao voto original, se recusando a acompanhar a maioria das programações.

Papa Francisco era fã de cinema

Apesar de ter abdicado da televisão, papa Francisco nunca deixou de valorizar a arte. Em 2023, durante um encontro com cineastas cristãos no Vaticano, elogiou o cinema como uma das maiores expressões de Deus. “O cinema é poesia, pois dar a vida é poético”, afirmou. Ele classificou os filmes como veículos de harmonia, capazes de transmitir emoção e espiritualidade.

Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos, após sofrer um AVC e um colapso cardiocirculatório. O papa estava no comando da Igreja desde 2013, quando sucedeu Bento 16 (1927-2022), e ficou marcado por reformas internas e posicionamentos voltados à inclusão social. Ele havia enfrentado recentes complicações de saúde, como uma internação prolongada por bronquite.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.