Xuxa Meneghel revelou que suas escolhas políticas tiveram impacto direto em sua carreira publicitária. Em entrevista ao WOW Podcast, a apresentadora contou que perdeu contratos com marcas após começar a se posicionar publicamente sobre temas políticos e sociais.
“É um preço alto que a gente paga. Qualquer artista que escolhe não ficar em cima do muro e dar a cara para bater se prejudica. No meu trabalho, prejudica porque uma marca não quer, às vezes, ficar ligada a um artista que tenha escolhido um lado, seja esquerda ou direita”, disse Xuxa Meneghel. A apresentadora explicou que o meio publicitário costuma preferir celebridades neutras para evitar associações ideológicas que possam dividir o público.
Apesar das perdas, a eterna Rainha dos Baixinhos garantiu que não voltaria atrás em suas decisões. “Para mim seria ruim [não se posicionar], porque eu não ia dar voz para os animais que não têm voz, para as crianças que são massacradas e não são ouvidas, não têm espaço. Eu não ia dar voz para os LGBT+ e eu já levantava essas bandeiras sem nem saber que eram bandeiras”, sinalizou.
Xuxa Meneghel reforçou que, mesmo antes de compreender o alcance do ativismo, já usava sua visibilidade para defender minorias. A apresentadora tem sido uma das vozes mais influentes entre os artistas que não se furtam a comentar questões sociais, mesmo com o risco de represálias comerciais.
Em 2023, a artista falou sobre o veganismo. “Eu comecei a ver o quanto errei, o quanto eu estimulei as pessoas a usarem couro, o quanto eu me senti desinformada, burra e ignorante pelo fato de não saber coisas básicas”, disse. “Eu sempre gostei mais de bicho do que de gente”, declarou.