A Globo afirmou que está satisfeita com o desempenho do BBB 25, apesar de a edição ter registrado a pior audiência da história do reality. O programa, que terminou na terça (22), acumulou média de 16 pontos na Grande São Paulo, três abaixo do BBB 23, que detinha o recorde negativo anterior. A emissora atribuiu parte da queda à novela Mania de Você, que antecedeu o programa nos últimos meses.
O que você precisa saber
- BBB 25 termina com a pior audiência da história;
- Globo atribui queda ao desempenho de Mania de Você;
- Diretor diz que o reality “deu supercerto” em outras métricas;
- Engajamento no TikTok e X superou edições anteriores;
- Atual medição de audiência não contempla essas plataformas;
- Globoplay teve crescimento de 13% no trimestre.
Amauri Soares, diretor executivo dos Estúdios e da TV Globo, reconheceu o impacto da novela das nove no desempenho do BBB 25. “Claro que, em algumas praças, o Big Brother recebia de Mania de Você com uma audiência menor. E televisão aberta é entrega, é construção de grade, então isso afetou [o BBB]”, declarou em conversa com o Notícias da TV. Ainda assim, o executivo classificou o desempenho como “muito consistente” em outras frentes.
Regiane Alves afirma que o público sente falta de atores mais velhos em novelas
Comentarista da Globo, Diego Ribas vira coach de relacionamento
O BBB 25, segundo dados da própria Globo, foi visto por 127 milhões de brasileiros até a semana passada, somando a TV aberta e Multishow. Isso representa 80% dos lares do país ao longo dos 93 dias de exibição. A emissora também destacou que o Globoplay registrou o melhor primeiro trimestre da história, com crescimento de 13% no número de usuários, impulsionado pelo reality.
Amauri Soares apontou que o alto engajamento nas redes sociais mostra o sucesso do programa. “A audiência é muito consistente, e o buzz que ele gera é no nível de 96% de tudo o que se discute. Esse Big Brother é superdebatido nas redes sociais”, disse o chefão da emissora, citando o X e o TikTok como principais plataformas de repercussão do formato.
Globo culpa aferição defasada por flop do BBB 25
A Globo também criticou a metodologia do Kantar Ibope, que não leva em conta visualizações em redes sociais e cortes de vídeos, especialmente no TikTok. Segundo a emissora, o BBB 25 acumulou 41 horas nos trending topics do X e mais de 1 bilhão de visualizações em suas redes oficiais, números que não se refletem nos pontos de audiência tradicionais.
O BBB 25 foi o primeiro sem J.B. Oliveira, o Boninho, à frente da direção. Mesmo assim, trouxe dinâmicas inéditas, como a participação de uma mãe e um filho famoso, além de outras relações familiares que renderam debates. “A gente viu a relação de genro com sogra. Enfim, [BBB 25] trouxe novos assuntos, e a gente está muito satisfeito com o resultado”, disse Amauri Soares.