LEVANTAMENTO

Record é a emissora que menos cobriu morte de papa Francisco na TV aberta

Mesmo com a comoção internacional, emissora deu apenas 15 minutos ao tema, contra quase 8 horas da Globo e do SBT

Christina Lemos e Clébio Cavagnolle apresentam o Jornal da Record no estúdio da emissora
Christina Lemos e Clébio Cavagnolle no Jornal da Record; emissora faz cobertura discreta sobre morte do papa Francisco (foto: Reprodução/Record)

Compartilhe:

A Record foi a emissora aberta que menos cobriu a morte do papa Francisco (1936-2025) na segunda-feira (21). Enquanto a comoção internacional dominava o noticiário televisivo, a emissora da Barra Funda dedicou apenas 15 minutos e 10 segundos ao tema, segundo levantamento exclusivo. O tempo foi dividido entre seus telejornais e boletins ao longo da programação.

O que você precisa saber

  • Record falou 15 minutos sobre morte do papa Francisco;
  • Globo liderou cobertura com quase 8 horas no ar na segunda (21);
  • SBT foi primeira a noticiar e ficou quase empatada com Globo;
  • Band falou por 4 horas e 32 minutos sobre o caso;
  • RedeTV! somou quase 2 horas de cobertura;
  • Igreja Católica costuma ter pouco espaço na Record;
  • Globo e SBT reforçaram times com correspondentes internacionais.

O Fala Brasil exibiu a notícia por apenas um minuto e 40 segundos, enquanto o Hoje em Dia reservou um minuto e cinco segundos ao assunto. As demais menções ao papa Francisco ocorreram nos boletins do Jornal da Record 24 Horas e em entradas no Balanço Geral. A prática de dar pouco espaço à Igreja Católica não é nova na emissora e remonta aos anos 1990, quando passou a ser controlada por Edir Macedo. A informação é da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.

CNN muda grade após morte do papa e escala Márcio Gomes para cobertura em Roma
Regina Duarte diz que só voltaria às novelas como muda: “Cansei de decorar texto”

Na contramão da Record, a Globo liderou a cobertura com 7 horas e 54 minutos. A emissora utilizou não apenas seus telejornais, mas também programas como Encontro com Patrícia Poeta e Mais Você. Somente o Jornal Nacional e o Jornal Hoje somaram 4 horas. A emissora ainda reforçou sua equipe no Vaticano com jornalistas como César Tralli, Nilson Klava, Murilo Salviano e Ilze Scamparini.

SBT quase empata com a Globo na cobertura

O SBT foi o primeiro canal da TV aberta a noticiar a morte do papa Francisco e ficou quase empatado com a Globo no tempo total de cobertura: 7 horas e 48 minutos. Considerando apenas a rede nacional, foram 4 horas e 35 minutos. A emissora também enviou Sergio Utsch para cobrir o evento na Europa. Ainda segundo a publicação, a Band dedicou 4 horas e 32 minutos, e a RedeTV!, 1 hora e 54 minutos, entre boletins e telejornais.

Qual a causa da morte do papa Francisco?

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca. O líder católico ocupava o cargo máximo da Igreja desde 2013, após a renúncia de Bento 16 (1927-2022). Ao longo de 12 anos de papado, Francisco ficou conhecido por defender os mais pobres, promover reformas administrativas no Vaticano, acolher minorias e incentivar o diálogo inter-religioso.

Recentemente, papa Francisco enfrentou complicações de saúde e chegou a ficar 40 dias internado por causa de uma bronquite. Conforme a certidão médica que atestou a morte, o pontífice sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma –2h35 no horário em Brasília.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.