Cristiana Oliveira revelou detalhes sobre sua participação em Pantanal (1990) e as cenas de nudez que marcaram sua interpretação de Juma Marruá. Durante o sexto episódio do videocast Novelão, do jornal O Globo, a atriz comentou os bastidores da trama da extinta TV Manchete (1983-1999) e como foi escalada para o papel, mesmo após uma resistência inicial do diretor Jayme Monjardim.
O que você precisa saber
- Cristiana relembra escolha por Juma em Pantanal;
- Diretor inicialmente recusou a atriz para o papel;
- Atriz disse que nudez era natural para a personagem;
- Só anos depois entendeu a conotação sexual do público;
- Classificou como forçada as cenas de nudez em Amazônia;
- Artista criticou o uso da nudez para audiência na Manchete.
Cristiana Oliveira revelou que inicialmente faria a personagem Muda, mas não se sentia conectada com o papel. “Eu lia e falava: ‘Não está rolando uma identificação’. Aí comecei a ler sobre a Juma e disse: ‘Quero fazer essa mulher’. Falei para o Jayme, e ele respondeu: ‘Você não vai fazer. Já olhou para sua cara? A doçura que você tem. Você é um anjinho, Cristiana’. E eu falei: ‘Você não me conhece, rapaz, não sabe como eu sou braba’. E aí foi. Eu peguei a Juma para mim. Até hoje”, contou.
A nudez da personagem virou assunto entre o público, o que só foi compreendido pela atriz anos depois. “Para mim, fazia parte do contexto. Então, ficar nua, não ficar… Juma era livre. Isso começou a ser considerado de forma diferente da que eu encarava”, disse. Cristiana Oliveira também comentou como era sexualizada pelo público: “Era dizer: ‘Nossa, gostosa, hein? Eu te via nua, fazia isso e aquilo pensando em você’. Era outro pensamento, que não passava pela minha cabeça”.
Cristiana Oliveira se incomodou com nudez em outra novela
Apesar da naturalidade com as cenas em Pantanal, Cristiana Oliveira revelou que se incomodou em outra novela da TV Manchete. “Eu senti o peso da nudez e o intuito de causar mais audiência quando fiz uma novela que não deu audiência, que deu traço: Amazônia. Eles queriam que as atrizes ficassem peladas para poder atrair a audiência. Aí foi uma coisa forçada”, afirmou.