Walcyr Carrasco confirmou que está desenvolvendo uma nova novela das nove para a Globo, prevista para estrear em 2026. Em entrevista ao programa Conversa com Bial, exibido na quarta-feira (23), o dramaturgo revelou que vem usando inteligência artificial para auxiliar na criação de personagens da próxima trama inédita da emissora.
O que você precisa saber
- Walcyr Carrasco trabalha na sinopse de nova novela para 2026;
- Ele usou IA para se inspirar na criação de personagens;
- Mauro Wilson assume Êta Mundo Melhor! no horário das seis;
- Autor se inspira em falas de pessoas simples do cotidiano;
- Félix de Amor à Vida virou herói após reação do público.
O autor contou que entregou os primeiros 30 capítulos de Êta Mundo Melhor! a Mauro Wilson, que ficará responsável por finalizar a história no horário das seis. Enquanto isso, Walcyr concentra seus esforços em uma sinopse para o horário nobre. “Agora que estou fazendo uma sinopse, eu vou buscar alguns personagens lá [na IA], e talvez depois eu vou reescrever e fazer outra coisa”, explicou.
Globo muda de ideia e quer escalar atores veteranos para tirar novelas do buraco
Globo culpa novela fracassada e medição defasada por queda de audiência do BBB 25
Durante o bate-papo, ele comentou sobre como seu processo criativo é influenciado por situações cotidianas e por falas espontâneas de pessoas comuns. “Eu sou mais chegado em ouvir o cara da banca de jornal, o barbeiro, as pessoas simples que me cercam. O que elas falam, às vezes uma frase, é uma novela inteira. Porque é o que elas sentem do mundo”, disse.
Walcyr Carrasco também relembrou a transformação do personagem Félix, vivido por Mateus Solano em Amor à Vida, novela de 2013. “Quando eu fiz Amor à Vida, o Félix era um personagem vilão com certo humor, e eu senti que as pessoas estavam começando a gostar do Félix. ‘Será que ele é tão mal assim?’. E eu falei: vou dar um jeito nesse vilão, e dei. Ele virou herói da trama”, afirmou.
Walcyr Carrasco assume horário após Globo descartar novela
A nova novela de Walcyr surge após a recusa de Rosa dos Ventos, projeto de Gloria Perez que foi descartado pela Globo. A emissora considerou o roteiro “pouco criativo” e semelhante a tramas recentes. Gloria revelou ao Estadão que a empresa pediu alterações significativas no roteiro, como eliminar o tema do aborto. “Tirar o aborto era tirar o macaco do King Kong”, afirmou a autora, que preferiu não renovar contrato.