A nova versão de Vale Tudo, exibida pela Globo, continua rendendo polêmicas dentro e fora da TV. Desta vez, quem se manifestou foi Edgar Moura Brasil, viúvo de Gilberto Braga (1945-2021), um dos autores da trama original. Após assistir a um trecho do remake, Edgar não poupou críticas à adaptação escrita por Manuela Dias.
“Que diálogo bobo, raso. Nunca que Gilberto faria esse tipo de diálogo sem nenhum glamour”, escreveu Edgar Moura Brasil em um comentário nas redes sociais, ao se referir a uma cena protagonizada por Alexandre Nero e João Vicente de Castro.
Vale Tudo foi originalmente exibida em 1988 e é considerada uma das novelas mais emblemáticas da dramaturgia brasileira. A trama conta a história de um golpe de Maria de Fátima (Bella Campos) na mãe, Raquel (Taís Araujo). A produção começa em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde a protagonista trabalha como guia de turismo e faz excursões para as Cataratas do Iguaçu.
Com a intenção de encontrar um homem rico, Fátima frequenta o hotel em que a mãe trabalha e conhece César (Cauã Reymond), um modelo decadente e sem um pingo de caráter. O bonitão consegue um bico como modelo para a jovem em uma sessão de fotos –o que já é suficiente para ela ficar ainda mais deslumbrada.
Ambiciosa, a filha vende a casa da família às escondidas após a morte do avô e deixa apenas um recado: para Raquel não a procurar mais. Fátima se manda com todo o dinheiro para o Rio de Janeiro, se hospeda no Copacabana Palace e finge ser rica para impressionar César.