A Globo vai prestar uma homenagem especial ao programa Som Brasil no domingo (27), dentro do programa Viver Sertanejo. A atração integra as celebrações pelos 60 anos da emissora e será comandada por Daniel, que receberá dois convidados: Lima Duarte e Renato Teixeira.
Lima Duarte foi apresentador do Som Brasil entre 1984 e 1989 e relembrou como o projeto nasceu. “O Som Brasil foi uma ideia do Boni. Ele me disse: ‘Lima, quero fazer um programa que seja de prosa e canções brasileiras puras‘, e eu respondi: ‘Agora não posso, porque tenho um contrato de três meses para fazer um filme’ – que era Sargento Getúlio. Ele respondeu que não poderia esperar, então eu falei para ele chamar o [Rolando] Boldrin (1936-2022)”, contou o ator.
Já Renato Teixeira, que compôs a música de abertura da atração, destacou a importância cultural do projeto. “O programa sempre fez renascer a música caipira. Naquele momento, estava cobrindo um ciclo glorioso da cultura original do Brasil central”, afirmou. “Fiz uma canção chamada Raízes, achei que estava perfeita. Depois pensei: ‘E se eles não quiserem?’ Então dei como segunda opção Amanheceu Peguei a Viola, e foi essa que escolheram”, declarou.
Som Brasil estreou na Globo em 1981 com Rolando Boldrin e se tornou uma das principais vitrines da música popular brasileira na televisão. A edição do Viver Sertanejo que presta homenagem ao programa será exibida logo após o Globo Rural. A atração conta com a produção de Nathália Pinha, direção artística de Gian Carlo Bellotti e direção de gênero de Monica Almeida.