EXCLUSIVO!

Volta por Cima azeda festa da Globo e tem pior audiência de último capítulo na história

Público não ficou em casa para assistir ao desfecho do folhetim, que saiu de cena como a terceira novela menos vista de toda a história do horário das 19h

Foto de cena do último capítulo de Volta por Cima
Volta por Cima se despediu sem bater recorde de audiência (foto: Reprodução/TV Globo)

Compartilhe:

Atualizado em 26/04/2025 – 20:40

Já diria Clodovil (1937-2009): essa festa virou um enterro. Em uma movimentação para fortalecer sua programação no dia em que completou 60 anos no ar, a Globo deslocou o último capítulo de Volta por Cima para o sábado, abrindo mão da traidicional exibição do desfecho da trama na noite de sexta-feira. A ideia da emissora deu errado, e fez com que a trama de Claudia Souto entrasse para a história da emissora como a pior audiência da históra de último capítulo das novelas das 7 — considerando, evidentemente, apenas o atual modelo de medição de ibope televisivo.

Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que o desfecho da história protagonizada por Jéssica Ellen marcou 19,6 pontos de média e assegurou a sintonia de 35,2% dos televisores ligados na principal metrópole do país. A trama, que conquistou pico de 20,6 pontos em seu melhor minuto, às 20h16, teve seu melhor desempenho dentre os capítulos de sábado, mas passou longe de bater o seu próprio recorde de público. A melhor performance do folhetim foi de 24,2 pontos, obtidos em 22 de abril.

Volta por Cima foi, de maneira incontestável, responsável pelo pior índice de audiência de desfechos da faixa: até então, o recorde negativo histórico do horário das 19h pertencia aos 20,3 pontos de Cara e Coragem, que saiu de cena em 13 de janeiro de 2023. Ao longo de seus 180 capítulos, o folhetim também não fez bonito: a trama acumulou apenas 19,7 pontos e teve a terceira menor audiência da história da faixa horária, superando apenas Fuzuê (19,3) e Geração Brasil (19,4). Família é Tudo, sua antecessora no slot de teledramaturgia da rede, teve 20,8 de média geral.

No horário de exibição do último capítulo da trama, que foi ao ar entre 19h26 e 20h21, as plataformas de streaming foram vice-líderes de audiência, com 14,5 pontos de média, seguidas por 5,4 da Record, 4,3 do conjunto de canais da televisão por assinatura, 2,9 do SBT e 2,7 pontos da Band. Os dados de audiência apresentados neste texto são prévios e estão sujeitos a alterações, para mais ou para menos, na consolidação dos índices, que acontecerá apenas no próximo dia útil.

Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope simboliza a sintonia de 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos na respectiva emissora ou programa.

O que aconteceu no último capítulo de Volta por Cima?

O último capítulo de Volta por Cima foi marcado por tensão, emoções fortes e reencontros amorosos. Gerson (Enrique Diaz) sequestrou um ônibus, fez Madalena (Jéssica Ellen) refém e, durante o caos, a mocinha deu à luz dentro do veículo. O desfecho movimentou todos os núcleos da novela e assegurou finais felizes para os principais personagens. O episódio derradeiro começou com o sequestro do ônibus de Lindomar (MV Bill), prestes a fazer sua última viagem.

Além de Madalena, estavam entre os reféns Jão (Fabrício Boliveira), Gigi (Rodrigo Fagundes) e Joyce (Drica Moraes). O principal alvo do vilão será Madalena, com quem tentará negociar a fortuna de Osmar (Milhem Cortaz) em troca da liberdade dos passageiros. Em meio ao desespero, Madalena entrou em trabalho de parto, e Jão decidiu discutir com Gerson para protegê-la. Sob pressão, o motorista Jayme (Juliano Cazarré) bateu o ônibus, e a polícia cercou o local.

Osmar aceitou a proposta do criminoso e negociará a libertação dos reféns, mas Madalena e Jão seguiram no veículo para que o parto acontecesse ali mesmo. Depois do o nascimento do bebê, paramédicos invadiram o ônibus para prestar socorro, e Osmar enfrentou Gerson outra vez, com participação decisiva de Violeta (Isabel Teixeira). Com o vilão derrotado, os mocinhos finalmente terão paz para construir novas histórias.

O capítulo mostrou diversos casais celebrando o amor: Roxelle (Isadora Cruz) reatou com Jô (Vitor Sampaio) em um relacionamento sem cobranças, enquanto Gigi (Rodrigo Fagundes) ficou com Bernardo (Bruno Fagundes). Outros pares formados foram Belisa (Betty Faria) e Rodolfo (José de Abreu), Joyce (Drica Moraes) e Sebastian (Fabio Lago), Matias (Pedro Caetano) e Silvia (Lellê), entre outros.

O último capítulo de Volta por Cima teve ainda com a participação do influenciador fitness Rodrigo Góes, que fez uma palestra falando sobre o perigo dos anabolizantes, enquanto Nando (João Gabriel D’Aleluia) deu um depoimento emocionado, levando Edson (Ailton Graça) e Rosana (Viviane Araújo) às lágrimas. A última cena da novela mostrou Madalena, Jão e o filho recém-nascido em casa. O menino, brincando com um ônibus de brinquedo, emocionou os pais, que se lembrarão de Lindomar e do legado que seguirá com a nova geração.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.