A Maratona de Londres fez história no último domingo (27) ao estabelecer um novo recorde mundial para o número de concluintes. Segundo o Guinness World Records, um total de 56.640 corredores cruzou a linha de chegada, superando o recorde anterior de 55.646 atletas da Maratona de Nova York de 2023. O feito foi comemorado pela organização do evento, que destacou a importância da prova para o cenário esportivo e social.
“Estamos entusiasmados por termos quebrado o título do Guinness World Records“, celebrou Hugh Brasher, presidente-executivo da London Marathon Events. “Foi uma ocasião fantástica ver 56.640 pessoas cruzarem a icônica linha de chegada no The Mall durante o dia da maratona. Esperamos que as milhares de pessoas que assistiram ontem tenham se inspirado para se inscrever na Maratona de Londres 2026”, disse.
Na corrida de elite masculina, o queniano Sabastian Sawe garantiu a vitória com 2h02min27s. Já entre as mulheres, a etíope Tigst Assefa quebrou o recorde mundial com o tempo de 2h15min50s. Na categoria com cadeira de rodas, Marcel Hug e Catherine Debrunner conquistaram suas respectivas provas. Nas provas com cadeira de rodas, as brasileiras Aline Rocha e Vanessa de Souza finalizaram na 12ª e 10ª posição, respectivamente. A competição reafirma a Maratona de Londres como a mais popular em número de inscrições, com 840.318 já registradas para 2025.
Além do desempenho, o evento em Londres é o maior arrecadador de fundos de um dia no mundo, tendo angariado mais de 1,3 bilhão de libras esterlinas para instituições de caridade desde sua primeira edição, em 1981. A edição de 2025 promete manter o crescimento e a tradição de excelência da competição.