O PlayPlus chegará ao fim nos próximos meses. A plataforma de streaming, que era alvo de duras críticas dos assinantes desde a sua fundação, será descontinuada ainda neste ano e substituída por um novo serviço de conteúdo sob demanda, que continuará contando com o acervo da programação da Record e a transmissão ao vivo dos realities produzidos pela emissora. A plataforma, ainda sem data de lançamento, se chamará Record Plus — a marca já foi registrada pelo conglomerado no INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
A reportagem do TV Pop apurou que o anúncio sobre o encerramento das operações do PlayPlus foi feito na tarde desta terça-feira (29) durante o evento Record Summit, que está acontecendo em um resort no interior de São Paulo desde o início da semana. A conferência une os principais players do mercado publicitário, executivos da emissora e diretores das maiores afiliadas da rede para uma série de palestras sobre o futuro do audiovisual no Brasil.

Lançado oficialmente em agosto de 2018, o PlayPlus nunca foi um fenômeno de assinantes. A plataforma de streaming, que tinha até conteúdos da Disney em seus primeiros anos, viu boa parte de seu catálogo minguar com a criação dos serviços de vídeo sob demanda das próprias produtoras de conteúdo. Na maior parte do tempo, a marca só é lembrada justamente pela transmissão ao vivo dos realities da Record, como A Fazenda e Power Couple Brasil.
Diante disso, os executivos do conglomerado chegaram a conclusão de que faz mais sentido apostar na marca Record como uma produtora transversal de conteúdo, seguindo o mesmo modelo das emissoras concorrentes, que já utilizam suas marcas também em plataformas de streaming — Globoplay, +SBT e BandPlay. Ainda não há uma data definida para a estreia do Record Plus, mas a tendência é de que o serviço esteja no ar antes de setembro, mês em que a emissora promoverá a estreia de mais uma temporada de A Fazenda.