CARLOS HENRIQUE SCHRODER

Ex-chefão da Globo volta ao grupo como conselheiro para colocar ordem na casa

Executivo retorna ao conglomerado após carreira marcada por inovações no jornalismo e no entretenimento

Carlos Henrique Schroder discursa em palco usando microfone durante cerimônia com fundo escuro e iluminação cênica
Carlos Henrique Schroder recebe o prêmio Caboré de Veículo de Comunicação para a Globo em 2019; executivo voltou ao grupo como membro do Conselho de Administração (foto: Globo/Fábio Rocha)

Compartilhe:

Carlos Henrique Schroder assumiu nesta terça-feira (29) uma cadeira no Conselho de Administração do Grupo Globo. A eleição marca o retorno do executivo ao conglomerado de mídia, após quase quatro décadas de atuação na emissora. Com a chegada do ex-chefão da TV Globo, o conselho passou a contar com nove integrantes. Schroder é um dos executivos mais importantes da história da empresa.

O que você precisa saber

  • Carlos Henrique Schroder foi eleito para o conselho da Globo;
  • Executivo trabalhou por quase 40 anos no grupo de mídia;
  • Ele foi diretor-geral da TV Globo entre 2013 e 2020;
  • Participou da criação do Globoplay, G1 e GloboNews;
  • Nomeação foi anunciada nesta terça-feira (29);
  • Grupo reforçou compromisso com governança corporativa.

O grupo mantém João Roberto Marinho como presidente e Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho como vice-presidentes. Além deles, o conselho também tem Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro, Rodrigo Xavier, Paula Bellizia e, agora, Carlos Henrique Schroder.

Segundo o Notícias da TV, a volta do jornalista teria ligação com o descontentamento de alguns conselheiros com a gestão de Amauri Soares, atual diretor dos Estúdios Globo e da TV Globo. O comunicado divulgado pela empresa destaca justamente o êxito de Carlos Henrique Schroder em questões relacionadas à produção de conteúdo.

Em comunicado, o Grupo Globo destacou que a nova composição reforça o compromisso com a “constante evolução de sua governança corporativa e com a reunião de competências e visões complementares”. A entrada de Schroder no conselho acontece após a saída de Jorge Nóbrega, criador do projeto Uma Só Globo, oficializada no início do mês.

Natural do Rio Grande do Sul, Schroder se formou em Comunicação Social pela PUC-RS e em Direito pela UFRGS. Ele iniciou a carreira na televisão em 1982, como editor do telejornal Bom Dia Rio Grande, na RBS. Três anos depois, ingressou na Globo como coordenador de Rede e avançou rapidamente por cargos de liderança.

Carlos Henrique Schroder teve carreira de destaque na Globo

Ao longo dos anos, Carlos Henrique Schroder acumulou funções relevantes na TV Globo. Atuou como editor-chefe do Jornal Hoje, editor de Assuntos Nacionais do Jornal Nacional e diretor de Produção e Planejamento da Central Globo de Jornalismo. Em 2001, assumiu a direção-geral de Jornalismo e Esporte da emissora.

Durante sua gestão, ele liderou coberturas jornalísticas marcantes e participou da criação da GloboNews e do portal de notícias G1. Em 2013, tornou-se diretor-geral da TV Globo. Sete anos depois, passou a comandar a área de Criação e Produção de Conteúdo, acumulando também a direção de Entretenimento.

Sob sua liderança, a Globo lançou o Globoplay, plataforma de streaming que completa dez anos em 2025. Nesse período, a emissora também conquistou oito prêmios Emmy em jornalismo e entretenimento. Segundo o grupo, Carlos Henrique Schroder foi responsável por alinhar a produção de conteúdo a um novo modelo de negócios multiplataforma.

João Roberto Marinho elogiou a contribuição do executivo. “Ao longo de toda a sua brilhante carreira na Globo, como jornalista e como executivo, Schroder demonstrou grande sensibilidade para o valor do conteúdo de qualidade, no jornalismo, no esporte e no entretenimento. Ele entendeu a televisão aberta como o veículo capaz de unir uma nação continental como a nossa em torno de uma grande cobertura, de uma decisão de campeonato ou de capítulos decisivos de uma novela e trabalhou para potencializar a sua vitalidade num ecossistema multiplaforma e complementar”, afirmou o presidente do conselho.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.