A queda de ibope da atual temporada de A Fazenda virou motivo de piada para a Globo. A TV Cabo Branco, parceira da rede em João Pessoa, divulgou os números da última pesquisa de audiência ironizando o desempenho ruim do reality show da Record, que passou a ser comparado com o Globo Rural, transmitido nas manhãs de domingo. Em um anúncio enviado para o mercado, o canal festeja os índices de sua programação matinal e revela aos anunciantes que é líder com todos os seus programas da faixa horária, apresentando comparações deles com os seus respectivos rivais.
De acordo com a emissora, o Bom Dia Paraíba teve 272% mais público do que o Tribuna Livre, da afiliada da RedeTV! (que superou a Record), entre os dias 14 e 20 de setembro. Depois, a atração com mais vantagem em relação ao seu congênere é o Mais Você, que acumulou 103% mais audiência do que o Hoje em Dia, transmitido pela TV Correio. O pódio termina com o Globo Rural, que teve resultado 54% maior do que o obtido pelo “reality rural da emissora B exibido em horário nobre”. O reality, evidentemente, é A Fazenda, já que não há outra atração com essa característica.
A comparação, que não chega a ser uma novidade propriamente dita, nunca havia sido feita publicamente pela Globo ou por alguma de suas afiliadas. Até agora, a “briga de gado” não passava de uma brincadeira interna, que quando muito era repercutida por algum veículo de imprensa. Em setembro, por exemplo, a reportagem do TV Pop ressaltou que o programa do homem do campo havia vencido a primeira batalha do duelo agropecuário, pelo placar de 9,6 a 7,6 pontos na Grande São Paulo.
“Nós falamos simultaneamente com mais pessoas do que qualquer outro meio ou veículo. Afinal, não há meio de comunicação mais poderoso que a TV aberta. É com ela que entramos na casa das pessoas e falamos com milhões de paraibanos. O último resultado da Kantar Ibope deixa claro como, mesmo com o aumento na quantidade de ofertas de conteúdo em diversos lugares, o público não abre mão e consome cada vez mais nossa grade programação plural e de qualidade”, festejou Amadeu Lima, gerente de Programação da TV Cabo Branco.
A afiliada da Globo, de fato, teve mais telespectadores do que a soma das demais redes de televisão aberta. Entre 14 e 20 de setembro, a TV Cabo Branco marcou média de 17,8 pontos entre 6h e 1h da manhã, seguida por 5,4 da TV Correio (Record), 3,1 da TV Arapuan (RedeTV!), 3,0 da TV Tambaú (SBT) e 0,9 da TV Manaíra (Band). A segunda colocação na capital paraibana foi do conjunto de aplicativos de streaming, que pontuaram 10,1 pontos — e o somatório dos canais pagos, com 3,01 de média, superou a afiliada da rede de Silvio Santos nos centésimos.