Em 13 de outubro do ano passado, quando este repórter ainda fazia parte da equipe do TV História, eu antecipei em primeira mão o lançamento da nova marca da Globo, que foi confirmada pela emissora no início de janeiro. Com o objetivo de unificar todas as empresas do grupo em uma só, o novo grafismo foi criado para representar uma empresa “que cresceu, que está mais leve e mais próxima das pessoas”, além de ressaltar os valores defendidos pela companhia, como a brasilidade, proximidade, diversidade, senso de comunidade, liberdade e a criatividade. Agora, o TV Pop vai revelar com exclusividade alguns elementos inéditos da novidade.
A rede já se prepara para lançar oficialmente a sua nova identidade visual na televisão aberta. Discretamente, a nova marca já tem aparecido na assinatura de comerciais institucionais, como na campanha Vacina Já, e também passou a ser utilizada nas redes sociais de algumas das emissoras do grupo, como nos perfis mantidos pelas filiais de Brasília, Belo Horizonte e Pernambuco. Nas próximas semanas, a transição também deverá ser feita nas páginas controladas pela matriz — o Linkedin, por sinal, já conta com a nova marca da emissora.
Ao contrário do que se esperava, a emissora optou por não descontinuar o uso em 3D de sua logo. Apesar do uso da versão bidimensional ser a principal aplicação da nova marca, também foram feitas versões tridimensionais, para facilitar a visualização em fundos muito claros ou muito escuros, evitando que a arte desapareça — ainda assim, a aplicação 3D é muito mais discreta do que a utilizada pelas marcas da Globo desde 1988. Para muitos, a diferença tende a ser praticamente imperceptível, valorizando a essência minimalista do novo grafismo.
A imagem escolhida para a abertura desta reportagem é um frame de uma das novas vinhetas institucionais da emissora, que deverá entrar no ar apenas em abril — data prevista para o lançamento oficial da marca na televisão. Vale ressaltar, entretanto, que alguns setores da rede defendem uma mudança ainda mais lenta e gradual, com término apenas em 2022, para evitar um choque muito grande nos telespectadores, acostumados com a tradicional imagem de “vênus platinada”. A seguir, confira outras aplicações da marca em materiais institucionais, brindes e vinhetas.