A Band exibe na próxima terça-feira (30), às 22h30, o 22º episódio do MasterChef Brasil. Com o Top 5 definido, a disputa entra em seu mais alto patamar. Na primeira prova da noite, Daphne, Eduardo, Isabella, Kelyn e Tiago terão de fazer sobremesas que tenham a cara de cada uma das cinco regiões brasileiras.
Para inspirá-los, o programa recebe o cantor Falcão, que chega representando o Nordeste do país com uma mousse de caju e uma de manga, tuile de rapadura e redução de cajuína. Em seguida, o vocalista Dinho Ouro Preto, da banda Capital Inicial, vem simbolizando o Sul com um pão de ló de pinhão, creme de confeiteiro de erva-mate, bergamota e pinhão sapecado.
A cantora Lorena Simpson traz uma torta mousse de chocolate amargo, praliné de castanhas do Brasil e gelado de bacuri para destacar a região Norte. Já a cantora Negra Li lembra que o Sudeste também tem doces irresistíveis com uma meia esfera de bolo de fubá cremoso com goiabada. Para fechar com chave de ouro, a cantora Wanessa Camargo apresenta uma iguaria do Centro-Oeste: choux cream de licuri, castanha de pequi e coulis de jenipapo.
Todas as receitas exigem muito conhecimento e habilidade, o que deixa um clima de tensão no ar. Para amenizar o nervosismo dos aspirantes a chefs, os convidados interpretam alguns sucessos de suas carreiras e relembram memórias afetivas das comidas típicas dos estados onde nasceram. Depois de serem avaliados pelos jurados e pelos cantores, os donos dos piores pratos seguem para a prova de eliminação.
No último desafio, eles terão de trabalhar com a gastronomia molecular. Angélica Vitali, ex-participante do MasterChef Profissionais e maior nome dessa culinária no Brasil, é chamada à cozinha para explicar em detalhes as técnicas de espessar, gelificação, esferificação e transglutaminase. Para seguir no jogo, cada um terá de entregar um prato moderno usando estes conceitos. A criatividade será um fator essencial, mas o sabor é o que irá definir quem continua no talent show e quem dá adeus ao sonho de levar o título de MasterChef 2021 para casa.
MasterChef será reformulado e exibido diariamente
A tão aguardada estreia de Faustão não será a única novidade da Band para o próximo ano. Em mais uma movimentação para tentar tirar a terceira colocação do SBT, a emissora irá reformular o MasterChef Brasil e transformará o reality culinário em um programa diário, no mesmo modelo que vem tendo sucesso na Argentina desde o ano passado. De acordo com Henrique Fogaça, que atua como um dos jurados da atração desde a sua estreia, as gravações da primeira temporada diária vão começar em abril de 2022 e devem durar cerca de quatro meses.
“O MasterChef será um programa diário. Todo dia vai passar, tipo novela, com uma hora de duração. Com a chegada do Faustão, que vai estar no ar todo dia, nós também vamos estar. Acabando o Faustão, já entra o MasterChef. Teve uma boa mudança na Band, a gente vai começar a gravar em abril. Vão ser quatro meses de gravação. E eu só tenho a agradecer por isso, tenho muita gratidão pelas oportunidades que eu tenho na vida”, anunciou o chef de cozinha durante uma participação no PodPah de terça-feira (23).
No seu bate-papo com os apresentadores do podcast, Fogaça também revelou que o novo programa de Fausto Silva também terá elementos de culinária, e aproveitou para festejar o número de patrocinadores que o reality teve em 2021, apesar da baixa audiência. “Eu não sei do que vai ser o programa do Faustão, deve ter algumas coisas de comida também, talvez seja alguma coisa de auditório, ainda não sei o que vai ser exatamente. Nós somos o programa que mais dá audiência na semana, e o que mais consegue trazer patrocinadores para a grade. Nessa última temporada, acho que foram 30 e poucas marcas que anunciaram lá”, comemorou o culinarista.