A Globo estreia na próxima segunda-feira (6) mais uma faixa de reprises de novelas na programação com O Cravo e a Rosa (2000). A novela de Walcyr Carrasco, com direção-geral de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra, irá ao ar de segunda a sexta-feira, após o Jornal Hoje. Com a novidade, o tradicional Vale a Pena Ver de Novo irá privilegiar a reexibição de novelas originalmente exibidas às nove horas.
No começo da tarde, a emissora até tentou emplacar o Se Joga após o encerramento do Vídeo Show, mas até agora apenas o aumento da duração do Jornal Hoje conseguiu estancar a perda de audiência para o quadro A Hora da Venenosa, do Balanço Geral SP, da Record, no período em que duelam pela preferência do público.
Em conversa com a jornalista Cristina Padiglione, do site F5, o diretor da Globo, Amauri Soares, garantiu que a opção por mais uma reprise de novela não é uma questão de orçamento: “Antes do custo, vem a questão da grade”. “A gente tem observado muito a nossa grade, promovemos um crescimento enorme do Jornal Hoje durante a crise sanitária”, disse ele.
“Pensando em voltar aos poucos ao mais próximo daquela normalidade, estamos há muito tempo estudando essa experiência com dramaturgia após o Jornal Hoje, uma dramaturgia adequada pra quem está em casa nesse horário, um relaxamento no começo da tarde, para crianças, mulheres, família de modo geral”, afirma o diretor.
“Agora, que as novelas todas voltaram e temos uma grade consistente, resolvemos abrir essa faixa, mas o importante é dizer que vamos testar o gênero”, diz Soares. O diretor da TV Globo também deu pistas de que a aprovação do público pode até levar o canal a produzir dramaturgia inédita para o horário. “Vamos observar, olhar, e depois de testado, entender melhor o comportamento da audiência”, finalizou.
Amauri Soares também reforçou que não há planos de produzir uma temporada inédita de Malhação para a programação de 2022. No entanto, isso não significa que a franquia da novela teen foi encerrada de vez nos Estúdios Globo. Ele também lembrou que com o fim da reapresentação de Verdades Secretas não haverá um aumento no número de reprises na programação da líder de audiência.