Apesar de o Vem Pra Cá enfrentar uma crise de audiência nas manhãs do SBT, há um esforço interno na emissora para manter a atração na programação de 2022. Depois de uma fase auspiciosa, em que chegou a se estabelecer em uma ferrenha disputa pela vice-liderança de audiência com a Record, a revista eletrônica tem perdido público consecutivamente, e não dá sinais de que poderá reverter a tendência de queda livre. De acordo com o colunista Flávio Ricco, do portal R7, se dependesse do dono, Silvio Santos, o programa já teria saído do ar.
O esforço dos mais diferentes setores do SBT em salvar o Vem Pra Cá do cancelamento, no entanto, não pode ser visto na produção do matinal. Em uma das edições exibidas na semana passada, o programa dedicou boa parte do tempo falando sobre café. Nesta terça-feira (7), a atração apresentada por Gabriel Cartolano e Patricia Abravanel trouxe como pauta o caso do jogador de vôlei italiano que foi enganado por uma golpista e acreditava namorar a modelo brasileira Alessandra Ambrósio. O tema foi assunto de diversos veículos de imprensa no final de novembro.
Na semana passada, o TV Pop mostrou que o Vem Pra Cá começou dezembro batendo recordes negativos de audiência. No dia 1º, a média alcançada foi de apenas 2,2 pontos na região metropolitana de São Paulo. Até então, o pior desempenho do matinal da emissora de Silvio Santos neste dia da semana eram os 2,4 pontos registrados na edição de 17 de novembro. Além do desempenho ruim, a atração foi a menos assistida do SBT durante todo o período da média-dia, aferida entre 7h e meia-noite, e foi a principal responsável pela diminuição da média do canal nesta faixa horária. A rede pontuou 4,4 e ficou bem distante dos 6,8 da Record, consolidada na vice-liderança de audiência nos dias úteis.
Nos últimos dias de novembro, o Vem Pra Cá acumulou média de 2,7 pontos e teve o seu pior desempenho semanal da história. Foi a segunda semana consecutiva em que o programa teve os piores índices de audiência desde a sua estreia, no final de março: entre os dias 15 e 19, a audiência acumulada pela atração foi apenas um décimo maior do que a obtida no último período. Até então, as piores performances do Vem Pra Cá haviam sido registradas dos dias 3 e 7 de maio e entre 20 e 24 de setembro, com média de 2,9 pontos na principal metrópole do país. A menor audiência de uma edição isolada, por sua vez, segue sendo o 1,9 ponto de 3 de maio, quando o formato foi exibido na programação vespertina.