Fracasso de audiência nas tardes de domingo, o Zig Zag Arena teve sua vida encurtada pela Globo. A atração comandada por Fernanda Gentil estava prevista para ficar no ar até 30 de janeiro de 2022, mas a última edição será já neste domingo, dia 19 de dezembro. Com isso, sete episódios gravados serão descartados pela emissora.
Em comunicado enviado na tarde desta quinta-feira (16), a emissora oficializou o encerramento precoce do programa de Fernanda Gentil. “O Zig Zag Arena exibirá o último programa da temporada, com um disputado jogo entre Lexa e Felipe Araújo”, anunciou a líder de audiências, que ainda não definiu o que irá substituir o game show até a estreia da nova temporada do The Voice+, prevista para 30 de janeiro.
A data, por sinal, já representava um início antecipado para o reality show musical. Uma das novidades do novo ano da competição será a cantora Fafá de Belém, que vai substituir Claudia Leitte no time de jurados. De acordo com o planejamento inicial, o programa de talentos para pessoas com mais de 60 anos estava previso apenas para fevereiro.
No lançamento do Zig Zag Arena, a Globo prometeu que seriam exibidos 18 programas. No entanto, com o corte, apenas 11 deles irão ao ar. Além do corte nas semanas de exibição, a emissora optou por não transmitir a edição prevista para o dia 7 de novembro, cancelado por causa de um especial em homenagem à cantora Marília Mendonça (1995-2021). O Zig Zag Arena só não foi cancelado antes porque já havia sido gravado entre agosto e setembro e já estava vendido aos anunciantes. O canal nem mesmo cogita a possibilidade de uma segunda temporada.
Em outubro, o TV Pop adiantou que a Globo não estava nada feliz com a performance de Fernanda Gentil como apresentadora de formatos de entretenimento. Transferida para o departamento há dois anos, a jornalista virou sinônimo de dor de cabeça para os executivos da emissora: ela não conseguiu emplacar em nenhum programa do gênero, apesar dos esforços para que ela se encaixasse no setor.
Na visão dos diretores da rede, o Zig Zag Arena era a chance perfeita para que ela fosse redescoberta pelo público. O formato do game show foi desenvolvido pela área de criação do canal com base na personalidade de Fernanda, e tinha o claro objetivo de voltar a ligar sua imagem ao esporte, área em que ela teve grande êxito entre 2009 e 2018. Mas deu errado: o dominical virou um dos maiores fracassos da Globo em 2021.
Globo cancela novo reality de Boninho após fiasco do Zig Zag Arena
A Globo também desistiu de produzir o novo reality show O Círculo dos Quatro Elementos, que estava sendo desenvolvido pela equipe de J.B. de Oliveira, o Boninho, diretor de gênero de variedades. O motivo foi o desempenho desastroso de audiência do Zig Zag Arena. As informações são da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. Segundo a publicação, o fracasso do game dominical acendeu um alerta vermelho na emissora e esse foi um dos motivos para o cancelamento do novo programa. Em maio, foram divulgadas informações de que a nova atração seria o primeiro reality show original do Globoplay. A disputa teria provas inspiradas no fogo, na terra, na água e no ar. A estreia estava prevista para acontecer ainda em 2021.
O formato fazia parte de um plano de expansão do Globoplay com 102 projetos, que haviam recebido autorização para entrar em desenvolvimento, conforme anunciado pelo diretor de produtos da plataforma, Erick Brêtas, no evento Streaming Brasil, realizado pelo site especializado Teletime em 26 de abril. A Globo, inclusive, já estava em busca de um casal de apresentadores para O Círculo dos Quatro Elementos. Assim como o No Limite, o formato original teria provas de resistência e força, mas longe de se passar no meio da selva, como o programa que contou com ex-participantes do Big Brother Brasil e que deixará de ser apresentado por Andre Marques.