Após deixar o elenco fixo da Globo e recusar convite para atuar na nova versão de Pantanal, Antônio Fagundes poderá ser visto em uma produção da TV Cultura. Ele interpretará D. João 6º na série O Sono do Homem Branco [título provisório], de Luiz Fernando Carvalho, diretor que também deixou a líder de audiência. Fagundes trabalhou no canal público pela última vez no seriado Mundo da Lua (1991). As informações são da colunista Cristina Padiglione, da Folha de S.Paulo.
A TV Cultura começou a exibir em sua programação mensagens de Feliz Ano Novo ao som da música Enquanto Houver Sol, dos Titãs. Nos vídeos curtos, surgem algumas das principais estrelas para a programação de 2022. Além de nomes conhecidos como Marcelo Tas e Vera Magalhães, aparecem Antônio Fagundes, Ilana Kaplan, Daniel Oliveira e Maria Fernanda Cândido, que estarão no elenco da nova série.
A produção de Luiz Fernando Carvalho trará uma visão da Independência do Brasil sob o ponto de vista dos colonizados, não dos colonizadores. Além de Fagundes como D. João 6º, a produção terá Daniel Oliveira interpretando D. Pedro 1º; Ilana Kaplan como Carlota Joaquina; Cássio Scapin será Plácido; a atriz inglesa Louise Sixton será Leopoldina e André Frateschi viverá Chalaça. As leituras e estudos para caracterização, que deverá seguir uma linha não realista, foram iniciadas há dois meses. Com texto de Luiz Alberto de Abreu e pesquisas de José Antonio Severo, o figurino está a cargo de Alexandre Herchcovitch.
Antônio Fagundes recusa convite para voltar à Globo
Demitido da Globo em setembro do ano passado, Antônio Fagundes demonstrou não sentir falta da casa em que trabalhou durante 44 anos. O ator recusou um convite da rede para atuar na nova versão de Pantanal e optou por continuar se dedicando a outros projetos. A última aparição dele na emissora foi nesta terça-feira (21) no especial 70 Anos Esta Noite, que comemorou o septuagésimo aniversário das telenovelas no Brasil.
A decisão do veterano jogou um verdadeiro balde de água fria na cabeça dos diretores da emissora. No mesmo dia em que a saída dele foi tornada pública, no começo deste ano, a emissora havia deixado claro que esperava contar com ele na releitura da trama da Manchete. “A Globo está adotando novas dinâmicas de relação com seus talentos. Assim, o contrato foi encerrado e devemos negociar o retorno dele para Pantanal”, afirmou a Comunicação da Globo na época.
As negociações realmente aconteceram, mas não foram frutíferas. Antonio Fagundes até aceitou se reunir com os executivos da Globo, mas não chegou em um acordo financeiro com a cúpula do canal e optou por seguir focado na produção de seu drama familiar contemporâneo, que protagonizará ao lado de Alexandra Martins, sua mulher, e a nova série da TV Cultura dirigida por Luiz Fernando Carvalho.