Após a aquisição do Mundial de Clubes da Fifa com o Palmeiras, a Band fechou também a compra dos direitos de transmissão da Copa das Nações Africanas, competição de seleções da África equivalente à Copa América e Eurocopa no continente. As informações foram divulgadas pelo colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV. O acordo deve ser divulgado pela emissora paulista nos próximos dias.
A Band comprou os direitos do torneio apenas para sinal aberto, sem transmissão no BandSports, canal esportivo do Grupo Bandeirantes na TV por assinatura. Segundo a publicação, será o retorno do torneio para a TV gratuita depois de 12 anos. A última edição transmitida foi em 2010 pelo Esporte Interativo (2007-2021) por meio de um canal nas antenas parabólicas.
O Campeonato Africano das Nações, também conhecido como Taça das Nações Africanas ou Copa Africana de Nações, é a principal competição de futebol entre seleções do continente africano e será realizado a partir do dia 9 de janeiro de 2022 e vai até 6 de fevereiro em Camarões. O torneio entre seleções da África estava previsto para ser realizado neste ano, mas foi postergado por causa da crise sanitária.
Na semana passada, os garantiram a realização do evento apesar das ameaças de clubes europeus de não liberarem os seus jogadores, com o argumento do risco de infecção pela variante ômicron do vírus da infecção respiratória. “Estamos trabalhando dia e noite para garantir que tudo esteja no lugar para a partida de abertura, no dia 9 de janeiro de 2022”, afirmou Véron Mosengo-Omba, secretário-geral da Copa Africana de Nações, à AFP.
A Associação de Clubes da Europa (ECA) se manifestou sobre o assunto no início de dezembro e enviou uma carta ao secretário da Fifa, Mattias Grafström. A ECA considera que há três pontos fundamentais de preocupação para os clubes: a proteção ao bem-estar dos atletas; o risco desses clubes ficarem sem seus jogadores em partidas importantes; e o tempo necessário para a viagem de volta após a copa africana.