A Globo já decidiu quem irá substituir Fátima Bernardes na cobertura dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. O posto deixado pela titular do Encontro será ocupado pela jornalista Maju Coutinho, que também assumiu o comando do Fantástico há quase dois meses. Por enquanto, resta apenas a definição se a sua estreia já poderá acontecer em 2022 ou se irá ficar para outra oportunidade — a retomada do Carnaval ainda não foi confirmada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
A informação da nova função de Maju Coutinho foi noticiada em primeira mão pelo colunista Ancelmo Góis, em seu espaço no Jornal O Globo. Com isso, ela terá a função de dividir a narração da apresentação das escolas do Grupo Especial carioca com Alex Escobar. Em São Paulo, o comando dos desfiles (que tradicionalmente acontecem nas noites de sexta e sábado) devem seguir sob o comando de Michelle Barros e Chico Pinheiro, que já estava a frente da versão paulistana da franquia Seleção do Samba, transmitida nas madrugadas.
Oficialmente, a emissora afirma que só irá se posicionar sobre a escalação da apresentadora do Fantástico após a definição das cidades em que haverá ou não Carnaval no próximo ano. “Estamos aguardando a confirmação oficial dos desfiles para fazer a divulgação da cobertura”, justificou a Central Globo de Comunicação. No entanto, a única vaga em aberto na cobertura da folia é a deixada por Fátima Bernardes, que comunicou aos executivos da rede no início do mês que não queria seguir narrando os desfiles cariocas.
De acordo com o UOL, o pedido da titular do Encontro foi prontamente atendido pela diretoria da emissora. Fátima seguirá comandando o seu programa matinal normalmente no próximo ano, e deverá estrear uma nova temporada do formato no dia 24 de janeiro, após retornar de um período de férias. Neste ano, ela chegou a festejar publicamente que finalmente poderia tirar alguns dias de folga durante o Carnaval. “Desde que entrei na Globo, só não trabalhei na data quando os meus filhos nasceram, em 2012, enquanto preparava o Encontro, e agora, em 2021”, afirmou.