A Globo e a Jovem Pan viraram vitrine para uma espécie de leilão do triplex que teria pertencido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas últimas semanas, os intervalos das duas emissoras passaram a contar com diversos comerciais da plataforma Pancadão de Prêmios, que promete sortear em março do próximo ano as chaves do imóvel “mais famoso do Brasil”. Em uma versão do anúncio, Ciro Bottini convida o telespectador dos canais a “virar a chave do triplex mais famoso do Brasil por apenas R$ 19,99”, e anuncia que o apartamento não é o único prêmio da promoção.
O valor citado pelo apresentador, conhecido por sua figura excessivamente persuasiva em canais de vendas na televisão por assinatura, é referente ao preço de uma assinatura mensal do serviço Pancadão de Prêmios, marca subsidiária da empresa PanPlus Brasil Tecnologia. Apesar do nome sugestivo, a empresa não tem — ao menos oficialmente — nenhuma ligação com a Jovem Pan. A companhia, de acordo com os dados disponibilizados publicamente pela Receita Federal do Brasil, é uma sociedade entre Gildete Pereira de Araújo e a Petrocontrol Administração de Imóveis.
No entanto, o conglomerado da família Amaral já se apresentou anteriormente como parte fundadora da promoção. Com modelo semelhante aos praticados pelo Mundo Record de Prêmios e RedeTV! Plus, a oferta entrega aos assinantes conteúdos exclusivos, além da possibilidade de participar de sorteios periódicos de eletrônicos, carros e imóveis. Em março, a Jovem Pan anunciou que a plataforma era mantida pela emissora, que enxergava no serviço mais uma maneira de se aproximar de seus fãs. Naquela época, a assinatura mensal já era comercializada por R$ 19,99.
Em uma notícia veiculada no site oficial da Jovem Pan em 1º de março, e que ainda estava disponível até a publicação deste texto (clique aqui para ler), a companhia midiática afirma que faria os sorteios feitos pelo Pancadão de Prêmios e, em momento algum, cita que a promoção seria de responsabilidade de terceiros. Roberto Araújo, CEO da empresa, foi incisivo ao dizer que se tratava de uma novidade criada pela JP. “Com o Pancadão de Prêmios, a Jovem Pan lança mais um produto de sucesso: a maior assinatura com sorteio de prêmios do Brasil”, festejou o executivo.
De acordo com o ex-juiz e atual presidenciável Sérgio Moro, o triplex do Guarujá seria um presente dado pela construtora OAS para Lula. O ex-presidente da República, no entanto, jamais ocupou o imóvel e tampouco teve a propriedade registrada em seu nome. A figura mais conhecida do Partido dos Trabalhadores chegou a ser presa por conta das investigações sobre o imóvel, mas teve suas condenações anuladas pelo ministro Edson Fachin, do STF, em março. A Corte julgou que Moro agiu com suspeição, tornando todas as sentenças feitas por ele contra o petista nulas.
Há três anos, o imóvel da discórdia foi arrematado pelo empresário Fernando Costa Gontijo por R$ 2,2 milhões. Em entrevista para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, ele justificou os motivos para ter decidido sortear a propriedade. “Eu arrematei o imóvel porque, sendo o triplex mais famoso do Brasil, considero um investimento excelente. Com o sorteio, qualquer brasileiro pode acabar como dono dele, o que é, de certa forma, o melhor desfecho que esse imóvel poderia ter, já que ele tem um valor ligado ao desejo, à história recente do nosso país”, afirmou.
A reportagem do TV Pop flagrou o anúncio do sorteio do triplex, reproduzido integralmente no final deste texto, sendo exibido em diversas afiliadas da Globo durante a Retrospectiva 2021, que foi transmitida pela líder de audiências na noite de segunda-feira (27). Entre as emissoras que veicularam o material publicitário do Pancadão de Prêmios, está a TV Tribuna, responsável por levar os programas do maior conglomerado midiático do país para a região litorânea do estado de São Paulo, como nas cidades de Santos e Praia Grande.
A publicidade tem duração de 15 segundos e chama a atenção por simbolizar um afrouxamento das normas comerciais da Globo. Até pouco tempo, a emissora era conhecida pelo extremo rigor com o material veiculado em seus intervalos, independente da praça exibidora, e vetava solenemente a venda de espaços para empresas midiáticas rivais, liberando, quando muito, anúncios para marcas não relacionadas aos veículos de comunicação concorrentes, mas que pertencem ao mesmo grupo empresarial — como a Tele Sena e a Jequiti, de Silvio Santos, também dono do SBT.
O portal de notícias da emissora, o G1, chegou a ceder espaço para um texto com ares de informe publicitário para a Pancadão de Prêmios. Uma notícia publicada em 14 de dezembro pelo site, que ainda estava ativa até a publicação desta reportagem (clique aqui para ler), festejava que o site da plataforma teve um incremento de 1685% em sua média de acessos diários desde que o anúncio do sorteio do triplex se tornou público, saltando de 8,4 mil para 150 mil visualizações diárias.
A seguir, assista ao comercial exibido nos intervalos comerciais da Globo e da Jovem Pan sobre o sorteio do triplex atribuído ao ex-presidente Lula: