A Kantar Ibope Media atualizou a representatividade do ponto de audiência de televisão para 2022. A partir do dia 1º de janeiro, o programa de TV que marcar 1,0 ponto na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, terá uma plateia de público menor do que em 2021. Atualmente, cada 1,0 de audiência representa 76.577 domicílios sintonizados. Em 2022, esse índice significará 74.666 residências.
Em comunicado divulgado à imprensa, a Kantar Ibope Media afirmou que haverá uma nova representatividade no ponto de audiência nas 15 regiões metropolitanas, além de toda a soma desses mercados, que compõe o PNT (Painel Nacional de Televisão). Em 2021, no mercado nacional, cada ponto representou 268.278 residências. Já em 2022, o índice equivalerá a 258.821 domicílios com televisão.
Além dos domicílios com televisão, a Kantar Ibope também atualizou o índice dos indivíduos com TV. Dessa forma, um ponto anotado pelos programas representará dois indicadores ao mesmo tempo: 258.821 domicílios com TV e 713.821 telespectadores alcançados. Nesse cálculo, a empresa leva em consideração cerca de 2,7 pessoas por aparelho de TV. A única cidade não capital estadual na lista das principais praças aferidas pela Kantar é Campinas (SP), que mudou de 8.331 domicílios para 8.035.
No Rio de Janeiro, o índice do ponto de audiência caiu de 49.809 para 47.601; Em Belo Horizonte alterou de 20.692 para 20.542; em Curitiba de 12.058 para 11.628; Distrito Federal de 9.634 para 9.335; Salvador de 14.293 para 12.813 e Goiânia mudou de 8.987 para 8.682.
Veja a lista completa de cada ponto de audiência nas principais regiões que compõe o mercado nacional de televisão: