Afastado das novelas da Globo desde 2016, José Mayer relembrou seu último personagem na dramaturgia e culpou seu personagem por seu afastamento da televisão. O artista compartilhou uma sequência de imagens para falar do vilão Tião Bezerra de A Lei do Amor (2016).
“Meu último personagem nas novelas foi Tião Bezerra, um homem cruel, machista e misógino. Não trouxe sorte nem para o ator que se recusou a interpretá-lo”, escreveu José Mayer, ao relembrar Domingos Montagner, que morreu por asfixia mecânica por afogamento em setembro de 2016. O ator recusou o papel de Tião Bezerra para atuar em Velho Chico.
O veterano relatou sobre o azar que causou a ele ter feito Tião Bezerra. “Nem para mim, que o aceitei. Quem somos nós para saber o que nos reserva o destino, não é?”, concluiu. José Mayer foi acusado de assédio sexual e moral pela figurinista Susllem Meneguzzi Tonani. No relato, a vítima contou que tudo começou com pequenos elogios feitos pelo ator até passar para frases como “você nunca vai dar para mim?”. Susllem também acusou José Mayer de abusar sexualmente dela ao colocar as mãos em suas partes íntimas. Tudo teria ocorrido em 2017, quando as denúncias surgiram.
No início, o artista chegou a negar as acusações, mas em abril de 2017 ele emitiu uma nota em que assumia o ocorrido e que havia passado dos limites. “Admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço”, declarou. Em 2018, o ator foi demitido pela Globo.