Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Record quer contratar novo âncora para substituir Celso Freitas no JR

Celso Freitas posa na bancada do Jornal da Record: ele ancora o telejornal há 15 anos (foto: Divulgação/Record)
Celso Freitas posa na bancada do Jornal da Record: ele ancora o telejornal há 15 anos (foto: Divulgação/Record)

Apresentador titular do Jornal da Record há exatos 15 anos, Celso Freitas se prepara para deixar definitivamente a bancada do telejornal. Afastado de suas funções desde março do ano passado por fazer parte do grupo de risco da pandemia do coronavírus (com um rápido retorno durante algumas semanas de outubro e novembro), o jornalista já sinalizou para os executivos da emissora que está feliz com os seus projetos na área digital da rede e que espera poder continuar passando mais tempo ao lado de sua família. Ainda que de forma discreta, a cúpula da emissora começou a avaliar nomes de canais concorrentes para assumir a vaga após a saída do veterano.

A reportagem do TV Pop apurou que a rede tem alvos bem definidos para fazer par com Christina Lemos em seu principal noticiário: os dois nomes mais bem cotados pela diretoria estão em funções de destaque na GloboNews e na CNN Brasil. Em conversas iniciais, um dos profissionais sondados já antecipou que está infeliz na sua emissora e que uma boa proposta financeira poderia ser determinante para uma mudança de emprego, já que ele não vislumbra possibilidade de crescimento na atual empresa, apesar de ser benquisto pelos executivos de lá.

Nos bastidores da Record, pouca gente foi pega de surpresa com a notícia de que Celso Freitas não deverá ficar muito tempo no noticiário, mesmo após a chegada de sua vez na fila da vacinação da Covid-19. A saída de Adriana Araújo, em junho, acelerou o processo de fritura do jornalista: Christina Lemos, a nova titular, assumiu a função sem nunca ter dividido a bancada com o histórico âncora do Jornal da Record. Primeiramente, ela dividiu o posto com Sérgio Aguiar, que foi remanejado para o Fala Brasil. Desde novembro, Luiz Fara Monteiro é o seu par no telejornal.

Repórter experiente, Christina tem uma pegada muito diferente de Freitas. Para profissionais que atuam no JR, a jornalista é inquieta e elétrica, e foi a responsável por impor uma nova pegada ao enfadonho formato do telejornal. Desde a sua chegada, a atração passou a ser mais dinâmica e investiu na cobertura de política, não sendo raro que a própria apresentadora apure notícias enquanto está na bancada, em um expediente mais habitual nos canais de notícias. Celso, por sua vez, é avaliado como um jornalista impecável, mas dependente da leitura de teleprompter.

Enquanto não há uma definição sobre o futuro profissional de Celso Freitas, a Record tem pressa para resolver outras questões relacionadas ao Jornal da Record. Com o remanejamento de Sérgio Aguiar para o Fala Brasil, os únicos plantonistas do telejornal passaram a ser Luiz Fara Monteiro, repórter de Brasília, e Eduardo Ribeiro, apresentador do Domingo Espetacular, e há o entendimento de que mais nomes precisam estar habilitados para a função. Nas últimas semanas, pilotos já foram gravados com Leandro Stoliar e Guilherme Portanova.

O TV Pop entrou em contato com a Record e pediu um posicionamento sobre o pedido de Celso Freitas para deixar o telejornal e também sobre sondagens feitas aos jornalistas de outros canais. A emissora não quis se manifestar e não respondeu o e-mail enviado na noite de segunda-feira (22) — e não será uma surpresa se o conteúdo dessa reportagem for desmentido em uma tentativa de contenção de danos, apesar da rede ter tido a oportunidade de se manifestar antes mesmo da publicação do texto.

Leia mais